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TESTE DE 12 MINUTOS DE COOPER EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA

Autor(es):

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB. Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada., Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica.

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Categoria:

I Prática pedagógica;

Introdução

A resistência aeróbica é um dos componentes da aptidão física relacionados à saúde e que tem relação com a prevenção e tratamento de uma série de doenças (NAHAS, 2010).

Objetivos:

Realizar uma vivência prática em relação a avaliação física, na capacidade física de resistência aeróbica em acadêmicos do curso de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário UNIFACVEST, semestre 2021_2.

Metodologia

Fizeram parte da amostra 24 acadêmicos do curso de Educação Física e Fisioterapia na disciplina de Fisiologia do Exercício do Centro Universitário UNIFACVEST, semestre 2021_2, sendo 12 mulheres com média de idade de 21,7 anos (SD=2,9) e 12 homens com média de 23,3 anos (SD=4,5). Foi utilizado o teste de Cooper de 12 minutos conforme Pitanga (2004). O teste foi realizado no ginásio de esportes do Centro de Saúde da instituição. Foi realizado breve aquecimento e em duplas os acadêmico.

Considerações Finais:

Entre as mulheres (n=11, 91,67%) alcançaram os resultados Muito Fraco e Fraco e (n=1, 8,33%) aceitável. Nos homens (n=6, 50%) apresentaram resultados Muito Fraco e Fraco e (n=6, 50%) Aceitável e Bom. Em relação a toda amostra, pela classificação do teste (n=17, 70,83%) dos acadêmicos encontram-se na classificação Muito Fraco e Fraco, corroborando com os resultados de pesquisas que demonstram os baixos níveis de aptidão física da população (MIMOR; FERREIRA, 2020). A média de distância alcançada no feminino foi Muito Fraca e no Masculino Fraca. A média do Vo2máx das mulheres foi Muito Fraca e nos homens Regular.

Referências Bibliográficas

MIMORI, Camila Fernandes; FERREIRA, Luiz Ricardo Nemoto de Barcellos. Avaliação da aptidão aeróbica em estudantes universitários de Santos. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa v. 17, n. 48, jul./set. 2020. ISSN 2318-2083 (eletrônico). Disponível em: http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/1340/u2020v17n48e1340. Acessado em 04/09/2021.
PITANGA, Francisco José Gondim. Testes, medidas e avaliação em Educação Física e esportes. 3.ed. São Paulo: Phorte Editora, 2004.
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade Física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 5.ed.rev e atual. Londrina: Midiograf, 2010.
RODRIGUES, Renato; GONÇALVES, José Correia. Procedimentos de metodologia científica. 9.ed.Lages: PAPERVEST, 2020.

Pôster id: 159, enviado por: Francisco José Fornari Sousa

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: