LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

IMPACTOS DO ALCOOLISMO NA SAÚDE MENTAL FAMILIAR: A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO DE FORMA EFETIVA NO TRATAMENTO

Autor(es):

FAQUIM, Jaqueline Bogo, Graduanda em Enfermagem , Acadêmica de Enfermagem

OLIVEIRA, Daniela Rosa , Mestre em Enfermagem, Enfermeira, Enfermeira e docente da UNIFACVEST

MIRANDA, Andréia Valéria de Souza , Doutora em Educação, Enfermeira, Enfermeira e docente da UNIFACVEST

, ,

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

O alcoolismo consiste no uso excessivo de álcool, no qual traz uma series de consequências visto que é um problema que afeta o usuário, a família e a sociedade podendo compreender então que a assistência de enfermagem deve ser continua e abrangente. Deste modo o objetivo geral deste é discutir a assistência de enfermagem na saúde mental do familiar, e como especificidade, identificar o impacto que o uso abusivo de álcool pode acarretar na saúde mental familiar, relacionando a importância da assistência do enfermeiro no tratamento do alcoólatra e família.

Objetivos:

Constitui-se então objetivo geral desse trabalho que foi identificar o impacto que o uso abusivo de álcool pode acarretar na saúde mental familiar, relacionando a importância da assistência do enfermeiro no tratamento do familiar e do dependente.

Metodologia

Para atingir o objetivo proposto na pesquisa, foi realizado um estudo exploratório com abordagem qualitativa, cuja investigação foi feita através de revisão bibliográfica. A coleta de dados foi feita por meio de uma busca por artigos científicos na plataforma de pesquisa Google acadêmico. Filtrando as pesquisas por idioma português e por ano de 2014 até 2021. A análise de dados foi realizada por meio do método de categorização.

Considerações Finais:

Após a análise dos artigos destaco que a assistência de enfermagem ao indivíduo com síndrome de dependência alcoólica e família deve ser composta por comunicação, escuta qualificada e uma educação continua, prestando todo o apoio necessário e mantendo cuidado continuo nesse tipo de caso. Os profissionais de saúde devem estar cientes de que a pessoa com síndrome de dependência e a família estarão emocionalmente, fisicamente e socialmente abalados, então a assistência prestada deve ser efetiva. As redes de apoio como CAPS ad, precisam estar preparas para atender ao indivíduo com Síndrome de dependência alcoólica e seus familiares.

Referências Bibliográficas

ABREU, Jussara Caixeta. Alcoolismo e as danos causados no indivíduo, na família e na sociedade. 2015.45 f. Monografia (especialização em saúde mental, álcool e outras drogas) - universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/1127. Acesso em 4 jun 2021.
BEZERRA, Maria Elisângela Tavares; FREITAS, Noélle de Oliveira; AMENDOLA, Fernanda. Álcool, alcoolismo e alcoolista: atitudes dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Revista oficial do conselho federal de enfermagem, [S. l.], p. 114-121, 7 jun. 2020. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2789. Acesso em: 4 jun. 2021.
BEZERRA, Valéria Braga. Plano de intervenção visando a redução do uso de álcool e outras drogas e melhora da assistência à saúde mental na atenção primária. Universidade federal do triângulo mineiro, Minas Gerais, 2019.
BRITO, Stefan Manuel almeida. Complicações do alcoolismo na família: intervenções de enfermagem. Universidade do Mindelo

Pôster id: 117, enviado por: Jaqueline Bogo Faquim

Instituição de Origem: Centro universitário facvest :