LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

CHUMBO E ARGAMASSA DE BARITA EM BLINDAGENS RADIOLÓGICAS.

Autor(es):

REICHOW, Marilia, Graduada em Radiologia, pós graduada em Educação de Ensino Superior, Aluno

ROCHA, Felipe Tanikawa, Graduado em Radiologia, Mestre em Práticas Transculturais, Professor do Centro Universitário UNIFACVEST

VARELA, Leonardo G. S., Graduado em Nutrição, Pós graduado em Vigilância Sanitária, Aluno

, ,

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

A radioproteção pode ser definida como um conjunto de normas, procedimentos e ações que buscam minimizar os possíveis efeitos nocivos que podem ocorrer a quem está sendo exposto aos raios. O que conhecemos hoje como radioproteção nada mais é do que a união dos esforços realizados por pesquisadores os quais sofreram grandes danos devido a nocividade e falta de conhecimento sobre a propriedade dos raios nos anos posteriores a sua descoberta.
No início da utilização da radiação, muitos estudiosos afirmavam veemente que os danos aparente aos tecidos dos expostos aos raios eram oriundos do calor gerado no ânodo, da emissão de raios ultravioleta e até mesmo por bactérias existentes na pele das pes

Objetivos:

O objetivo deste trabalho é enfatizar a importância e o histórico da radioproteção, e demonstrar as diferenças e potencias dos principais elementos utilizados em blindagens de salas com equipamentos que emitem ou produzem radiação

Metodologia

Para realização desta revisão de literatura, como meio de coleta de dados foram utilziadas bibliotecas virtuais e diversas pesquisas voltadas para as áreas de blindagem e radioproteção, buscando deste modo avaliar as características químicas e físicas bem como a eficiência desses materiais na blindagem. Fora usadas coo base de dados, a Biblioteca Virtual SciELO, PubMed e Google Acadêmico, além de teses de mestrado independentes.

Considerações Finais:

Tanto o chumbo quanto a argamassa baritada cumprem seu papel na atenuação da radiação. O chumbo é relativamente barato se comparado com materiais com densidades semelhantes a sí. O chumbo é recomendado em forma de lençol com teor de pureza superior a 97,7%, com o preço variando de acordo com o fabricante, a espessura e as dimensões do lençol.
A importância das barreiras na proteção de profissionais, pacientes e terceiros é de suma importância e devemos nos ater aos mínimos detalhes para não fazer um projeto errôneo, visto que a radiação ionizante exige atenção redobrada, pois pode causar danos a saúde. A escolha da utilização do chumbo de barita é relativa e depende de cada projeto.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA J, A. T. de. Caracterização de argamassas de barita como blindagens contra a radiação X e determinação experimental dos coeficientes de atenuação desses materiais. 2014. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais)
ARCHER, B.R, History of the Shielding of Diagnostic X-ray Facilities. Health Physics, v.69, n. 5, p. 750758, 1995.
COSTA, R. P. e YOSHIMURA, M. E. – Departamendo de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil Determinação das propriedades de transmissão de argamassas baritadas, Revista Brasileira de Física Médica, 2011.
LOPES, G, A. et. Al. Determinação de camadas semi-redutoras e deciredutoras para bartia como blindagem contra radiação X em proteção radiológica, INAC, 2013

Pôster id: 111, enviado por: Felipe Tanikawa Rocha

Instituição de Origem: UNIFACVEST: