|
AÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
|
SOUZA, Leandra de Jesus, Graduanda em Pedagogia, Acadêmica DA SILVEIRA, Amanda Vieira, Graduanda em Pedagogia, Acadêmica , , , , , , |
RESUMO |
O presente trabalho discutido na disciplina da atividade formativa I, propõe entender uma linha de pesquisa que já forneceu inúmeros estudos de metodologia educacional, é a que pretende estabelecer relações entre características do professor e aprendizagem do aluno, entretanto esse tipo de investigação tem sido abandonada a favor de outro que estuda a relação de aprendizagem e a maneira de ensinar. O modo de agir do professor em sala de aula estabelece esse tipo de relação com os alunos que colabora ou não para o desenvolvimento feito pela escola. Nessa relação, professores e alunos desempenham papéis diferenciados. Alguns exemplos que podem ajudar um professor a criar uma relação com os alunos: incentivar a participação, respeitar e fazer respeitar diferenças de opinião, demonstrar que há explicação diversas para um mesmo fenômeno observado, etc. Os professores e alunos discutem sobre os conteúdos a serem aplicados e as estratégias adequadas. Preparam também, um método de avaliação do rendimento dos alunos, do desempenho do docente, da adaptação do projeto escolar e das condições de aprendizagem oferecidas pela escola. Professores da mesma disciplina, organizam os programas a serem apresentados nos vários semestres, de forma que evite repetições desnecessárias dos temas. |
Palavras Chave: Professor. Pesquisa. Aprendizagem. Desenvolvimento |
TEACHER ACTION IN THE CLASSROOM
|
SOUZA, Leandra de Jesus, Undergraduate Student in Pedagogy, Student DA SILVEIRA, Amanda Vieira, Undergraduate Student in Pedagogy, Student , , , , , , |
ABSTRACT |
The present work, discussed in the discipline of formative activity I, proposes to understand a line of research that has already provided numerous studies of educational methodology, is the one that intends to establish relationships between teacher characteristics and student learning, however this type of investigation has been abandoned to favor of another who studies the learning relationship and the way of teaching. The teacher's way of acting in the classroom establishes this type of relationship with students who collaborate or not in the development carried out by the school. In this relationship, teachers and students play different roles. Some examples that can help a teacher to create a relationship with students: encouraging participation, respecting and enforcing differences of opinion, demonstrating that there are different explanations for the same observed phenomenon, etc. Teachers and students discuss the contents to be applied and the appropriate strategies. They also prepare a method for evaluating student performance, teacher performance, adaptation of the school project and the learning conditions offered by the school. Teachers of the same discipline organize the programs to be presented in the various semesters, in a way that avoids unnecessary repetition of the themes. |
Key Words: Teacher. Search. Learning. Development |
|
Resumo ID 999, enviado por: Leandra de jesus souza, Da instituição: Centro universitário unifacvest. |