UM OLHAR NO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO, HISTÓRICO E CULTURAL DE LAGES – O “PRÉDIO ROSA” – ESCOLA ESTADUAL VIDAL RAMOS: VALORIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

 

GEVAERD, Mercedes Maria , Mestre em Educação em Cultura - UDESC., Professora do Centro Universitário Unifacvest

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RESUMO

Uma das mais expressivas criações espontâneas do ser humano é a produção artística. É por meio dela que o povo perpetua e difunde suas tradições e costumes. As expressões artísticas, presentes no patrimônio artístico, histórico e cultural de uma cidade, mesmo se revelando como expressão de experiência que vem do passado, é sempre atual, eis que vai sendo recriada com o passar do tempo, conforme vai sendo coletivizado. Este trabalho tem por objetivo estudar a história do patrimônio lageano – O “prédio rosa”, Escola Estadual Vidal Ramos. Também se inclui na pesquisa uma análise da importância da abordagem deste patrimônio no estudo dos fatos científicos e na formação cultural nas escolas. Para realizar este estudo foram utilizadas referências bibliográficas, cujo estudo e análise da literatura existente sobre o assunto, como livros e artigos permitiram elaborar um texto reflexivo sobre a necessidade de abordar a arquitetura na sala de aula para despertar no povo a consciência pela preservação do patrimônio cultural de Lages. A educação como elemento reconhecedor do Patrimônio Histórico tem a função de desenvolver práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento dos bens patrimoniais e de valorização ativa e consciente, promovendo atitudes que levem em conta uma melhor relação com o Patrimônio. Assim, podemos considerar que a Educação Patrimonial é uma prática utilizada para a apropriação dos bens culturais que propõe o Patrimônio Histórico Cultural. O que se verifica, após a realização deste estudo é que o patrimônio artístico e arquitetônico de uma época reveste-se de outras qualidades, eis que se relaciona com as mais diversas áreas do conhecimento humano, como a história, as ciências, a sociologia e seu estudo possibilita que se tenha uma compreensão mais ampla tanto dos movimentos populares como do próprio desenvolvimento do homem e da sua cultura. Millani, Maria Luiza.Neckel, Nádia Régia Maffi. Capital Social Arte, Ciência, Cultura e Desenvolvimento RegionaL

Palavras Chave: Arquitetura Artística, Cultura, Histórico.

 

A LOOK AT THE ARTISTIC, HISTORICAL, AND CULTURAL HERITAGE OF LAGES - THE "PINK BUILDING" - VIDAL RAMOS STATE SCHOOL: APPRECIATION IN THE SCHOOL CONTEXT

 

GEVAERD, Mercedes Maria , Master in Education in Culture - UDESC, Professor at Unifacvest University Center

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ABSTRACT

One of the most expressive, spontaneous creations of the human being is artistic production. It is through it that people perpetuate and disseminate their traditions and customs. The artistic expressions present in the artistic, historical, and cultural heritage of a city, even if they reveal themselves as an expression of experience from the past, are always current, since they are recreated over time, as they become collectivized. This work aims to study the history of Lage's heritage - the "pink building", Vidal Ramos State School. The research also includes an analysis of the importance of approaching this heritage in the study of scientific facts and cultural formation in schools. In order to carry out this study, bibliographic references were used, whose study and analysis of the existing literature on the subject, such as books and articles, allowed us to elaborate a reflective text about the need to approach architecture in the classroom to raise people's awareness about the preservation of Lages' cultural heritage. Education as a recognizing element of the Historical Heritage has the function of developing pedagogical practices aimed at recognizing the heritage assets and actively and consciously valuing them, promoting attitudes that take into account a better relationship with the Heritage. Thus, we can consider that Heritage Education is a practice used for the appropriation of the cultural assets that the Cultural Heritage proposes. What we can see, after carrying out this study, is that the artistic and architectural heritage of an era has other qualities, as it is related to the most diverse areas of human knowledge, such as history, science, sociology, and its study enables a broader understanding of both popular movements and the development of man and his culture. Millani, Maria Luiza Neckel, Nádia Régia Maffi. Capital Social - Art, Science, Culture and Regional Development. Curitiba: Kaíros, 2013.

Key Words: Artistic Architecture, Culture, History.

Resumo ID 997, enviado por: Mercedes Maria Gevaerd,

Da instituição: UNIFACVEST.