MEDIAÇÃO CULTURAL

 

GEVAERD, Mercedes Maria , Mestre em Educação e Cultura - UDESC. Especialização em Arte e Educação pela Universidade do Passo Fundo - UPF., Professora do Centro Universitário Unifacvest

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RESUMO

Este estudo apresenta uma abordagem sobre mediação cultural, no sentido de potencializar as reflexões sobre as possibilidades de propostas referentes à mediação cultural. Como se dão as relações entre o público e os espaços culturais. Que ações são desenvolvidas para uma mediação cultural significativa? Sobre a educação patrimonial, como está sendo trabalhado? Qual o papel dos educadores nesse processo? Pretendemos destacar a mediação cultural, ações de educação patrimonial, a educação nos espaços não formais, como museus, galerias de arte e instituições do terceiro setor. A importância dessas ações para a formação de conhecimento em arte tanto nos espaços formais de educação, quanto nos espaços não formais fazem parte do processo de alfabetização estética de educandos ou de cidadãos em geral. Segundo Hernández (2007), no mundo em que atualmente vivemos “os limites do saber estão deixando de existir; as identidades são fragmentadas pela pluralidade de contatos”. Trata-se de um mundo ambíguo, com diversas culturas interagindo em grande velocidade. A mediação cultural como ação educativa é importante e necessária no diálogo do público com as imagens criadas e utilizadas como novos códigos visuais de consumo pela mídia pós-moderna, visando à compreensão dos reais significados das identidades globais e à consciência de cidadania através do conhecimento em arte. A partir de estudos teóricos sobre cultura, Teixeira Coelho (2008), mediação cultural em Hernandez (2005), educação patrimonial Silvia Sell Pillotto (2011) e experiências na educação como as realizadas na rede Arte na Escola. Conforme relata Hernández, os estudos culturais propõem a produção de uma nova e original sabedoria a partir da recuperação dos códigos culturais – uma maneira de possibilitar a aproximação entre a atual sociedade e a realidade das crianças e dos adolescentes, nas propostas educacionais.

Palavras Chave: Mediação Cultural, Patrimônio Cultural, Ação Educativa.

 

CULTURAL MEDIATION

 

GEVAERD, Mercedes Maria , Master in Education and Culture - UDESC, Specialization in Art and Education at Passo Fundo University - UPF., Professor at Unifacvest University Center

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ABSTRACT

This study presents an approach on cultural mediation, in order to enhance reflections on the possibilities of proposals regarding cultural mediation. How do relationships between the public and cultural spaces take place? What actions are developed for a meaningful cultural mediation? How is heritage education being worked on? What is the role of educators in this process? We intend to highlight cultural mediation, heritage education actions, education in non-formal spaces, such as museums, art galleries, and third sector institutions. The importance of these actions for the formation of knowledge in art both in formal educational spaces and in non-formal spaces are part of the process of aesthetic literacy of students or citizens in general. According to Hernández (2007), in the world we currently live in "the limits of knowledge are ceasing to exist; identities are fragmented by the plurality of contacts". It is an ambiguous world, with diverse cultures interacting at great speed. Cultural mediation as an educational action is important and necessary in the dialogue of the public with the images created and used as new visual codes of consumption by the post-modern media, aiming at the understanding of the real meanings of global identities and the awareness of citizenship through knowledge in art. From theoretical studies on culture, Teixeira Coelho (2008), cultural mediation in Hernandez (2005), heritage education Silvia Sell Pillotto (2011) and experiences in education such as those carried out in the Art in School network. As reported by Hernandez, cultural studies propose the production of a new and original wisdom from the recovery of cultural codes - a way to enable the approximation between the current society and the reality of children and adolescents, in educational proposals.

Key Words: Cultural Mediation, Cultural Heritage, Educational Action.

Resumo ID 987, enviado por: Mercedes Maria Gevaerd,

Da instituição: UNIFACVEST.