HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 

LIMA, Gilson Carlos Antunes de, Graduando em Tecnologia da Educação, Acadêmico de Tecnologia da Educação

WALTRICK, José Ademar, Graduando em Tecnologia da Educação, Acadêmico de Tecnologia da Educação

FONTOURA,Carina Freitas Vieira, Graduanda em Tecnologia da Educação, Acadêmica de Tecnologia da Educação

VIEIRA,Maria Lúcia Freitas, Graduanda em Tecnologia da Educação, Acadêmica de Tecnologia da Educação

ECCARD, Ana Flávia Costa, Professora Doutora do Mestrado em Direito e Desenvolvimento da Unifacvest, Professora de História da Educação, na Unifacvest.

RESUMO

Introdução: Esse resumo propõe-se a investigar a história da educação Brasileira a fim de compreender os processos educacionais, e como se desenvolveu com o decorrer dos tempos. Metodologia: Através da pesquisa nos diferentes referenciais teóricos da educação, pode-se analisar sobre os processos educacionais no decorrer dos períodos históricos. Resultados e discussão: A educação no Brasil Colonial organizou-se, de início, em torno dos jesuítas e, depois, orientou- se pelo modelo das reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal, durante os três séculos de colonização de forma restrita. No Império, o acesso à escolarização era precário ou inexistente, tanto por falta de escolas, quanto de professores. Os anos de 1889 a 1930 são marcados pelas primeiras tentativas de se pensar a Educação. Com a República houve o estabelecimento de um sistema duplo em relação à educação, a escola primária e profissional, era destinada ao povo e a escola secundária e superior era um privilégio da elite. A educação apresentou características pragmáticas e tecnicistas, para atender as necessidades imediatas do mercado de trabalho, fornecendo principalmente mão-de-obra para as indústrias estrangeiras. As leis educacionais geradas neste período também apresentavam estes aspectos. Os Grupos Escolares foram organizados no estado com a Reforma do Ensino Público em 1910. As iniciativas de ensino primário em Lages e seus modos de escolarização da infância, no início do século XX. O grupo escolar ocupou um determinado lugar social representativo na organização do ensino público primário de Lages, e que pelas características dessa "forma escolar" produziu modos distintos de escolarização. Conclusão: Concluiu-se que através da analise das pesquisas e referencias bibliográficas, como a educação foi se moldando com o passar dos tempos. É compreendendo o passado que se pode dar sentido ao presente e elaborar o futuro.

Palavras Chave: Educação. Educação no Brasil. Grupos Escolares.

 

HISTORY OF BRAZILIAN EDUCATION

 

LIMA, Gilson Carlos Antunes de, Technology of Education undergraduate student, Technology of Education undergraduate student

WALTRICK, José Ademar, Technology of Education undergraduate student, Technology of Education undergraduate student

FONTOURA,Carina Freitas Vieira, Technology of Education undergraduate student, Technology of Education undergraduate student

VIEIRA,Maria Lúcia Freitas, Technology of Education undergraduate student, Technology of Education undergraduate student

ECCARD, Ana Flávia Costa, Professor of the Master in Law and Development at Unifacvest, Professor of History of Education at Unifacvest.

ABSTRACT

Introduction: This summary aims to investigate the history of Brazilian education in order to understand the educational processes, and how it developed over time. Methodology: Through the research on the different theoretical references of education, it is possible to analyze the educational processes throughout the historical periods. Results and Discussion: Education in Colonial Brazil was organized, at first, around the Jesuits and, later, it was guided by the model of the reforms undertaken by the Marquis of Pombal, during the three centuries of colonization in a restricted way. In the Empire, access to schooling was precarious or nonexistent, both for lack of schools and teachers. The years from 1889 to 1930 were marked by the first attempts to think about education. With the Republic, a dual system was established in relation to education: primary and professional schooling was meant for the people and secondary and higher education was a privilege of the elite. Education presented pragmatic and technicist characteristics, to meet the immediate needs of the labor market, supplying mainly labor for foreign industries. The educational laws generated in this period also presented these aspects. The School Groups were organized in the state with the Reform of Public Education in 1910. The initiatives of primary education in Lages and its ways of schooling children, in the beginning of the 20th century. The school group occupied a certain representative social place in the organization of the public primary education in Lages, and that by the characteristics of this "school form" produced distinct ways of schooling. Conclusion: It was concluded, through the analysis of the researches and bibliographic references, how education was being molded through time. It is by understanding the past that we can give meaning to the present and elaborate the future.

Key Words: Education. Education in Brazil. School Groups.

Resumo ID 980, enviado por: Gilson Carlos Antunes de Lima,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.