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PATRIMÔNIO IMATERIAL
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LIMA, Bruna C. Da Silva, Graduanda em Biomedicina, Aluna Universitária do Centro Universitário Unifacvest FERT, Felipe Boeck, Graduado em Direito, Especialista em Direito Tributário, Mestre em Educação e Doutorando em Direito, Professor Universitário do Centro Universitário Unifacvest , , , , , , |
RESUMO |
O estudo diz respeito a todo tipo de cultura, seja ela por apresentações em palcos, musicais, práticas, entre outros. O objetivo do estudo é conscientizar as gerações futuras a não deixarem a sua cultura, seja ela qual for sumir ou cair no esquecimento. O patrimônio imaterial remete-se a práticas e domínios da vida e coexistência, que se apresentam por conduta, apresentações cênicas, musicais, até mesmo em espaços, como comércios, que aceitem práticas culturais coletivas em seus interiores. Em 1988, os artigos 215 e 216 aumentaram a noção sobre patrimônio ao aceitar a longevidade de bens culturais da natureza material e imaterial. O patrimônio imaterial é a forma como os grupos sociais se manifestam culturalmente, de várias formas, de diferentes e variados aspectos e modos culturais, sempre mantendo a alienação de saberes, sem precisar recorrer à formalidade A conservação geracional pode acontecer de maneira orgânica, quando passa naturalmente de geração em geração, e também pode acontecer de maneira consciente, quando há uma mobilização entre pesquisadores e a sociedade para poder preservar este patrimônio imaterial. No Brasil, podemos citar como exemplos de patrimônio imaterial o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma celebração religiosa que é reconhecida pela UNESCO desde 2013, nele é realizada a homenagem a Nossa senhora de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas, reúne milhões de fiéis, de todo o pais e também do mundo, o IPHAN trabalha desde 2001 com a comunidade, através de reuniões, consultas, para acompanhar o movimento e salvaguardar este como patrimônio imaterial. Portanto, fica a importância de ensinar e educar os nossos filhos para que sigam e continuem a preservar e a praticar a nossa cultura não a deixando sumir após algumas gerações. |
Palavras Chave: Cultura, Patrimônio Imaterial, Geração |
INTANGIBLE PATRIMONY
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LIMA, Bruna C. Da Silva, Graduating Student in Biomedicine, University Student at Unifacvest University Center FERT, Felipe Boeck, Graduated in Law, Specialist in Tax Law, Master in Education and PhD in Law, University Professor at Unifacvest University Center , , , , , , |
ABSTRACT |
The study concerns all types of culture, be it for stage presentations, musicals, practices, among others. The objective of the study is to make future generations aware not to leave their culture, whatever it may be, disappearing or falling into oblivion. The intangible heritage refers to practices and domains of life and coexistence, which are presented through conduct, scenic and musical presentations, even in spaces, such as shops, that accept collective cultural practices in their interiors. In 1988, articles 215 and 216 increased the notion of heritage by accepting the longevity of cultural goods of material and immaterial nature. Intangible heritage is the way in which social groups manifest themselves culturally, in various ways, in different and varied cultural aspects and modes, always maintaining the alienation of knowledge, without having to resort to formality Generational conservation can happen in an organic way, when it passes naturally from generation to generation, and it can also happen consciously, when there is a mobilization between researchers and society in order to preserve this intangible heritage. In Brazil, we can cite as examples of intangible heritage the Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a religious celebration that has been recognized by UNESCO since 2013, in which the tribute to Our Lady of Nazaré is carried out, one of the largest religious celebrations, brings together millions of faithful , from all over the country and also from the world, IPHAN has been working since 2001 with the community, through meetings, consultations, to accompany the movement and safeguard it as an intangible heritage. Therefore, it is important to teach and educate our children so that they follow and continue to preserve and practice our culture, not letting it disappear after a few generations. |
Key Words: Culture, Intangible Patrimony, Generation |
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Resumo ID 950, enviado por: Bruna Cristina da Silva Lima, Da instituição: Centro Universitário Unifacvest. |