COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL PARA ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

 

MACHADO, Renata Maria Freitas, Bacharela em Administração, Educação Superior

DA SILVA, Amanda Evellin, Licenciada em Matemática, Educação Superior

CASTANHA, Franciele Vieira, Bacharela em Administração, Educação Superior

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RESUMO

Grande maioria dos cursos de graduação possuem em suas Matrizes Curriculares o Estágio Supervisionado em suas fases finais, sendo obrigatório ao estudante a integralização desta carga horária, cada curso respeitando sua respectiva Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Este é o momento em que o aluno vai além do espaço de sala de aula e tem o desafio de pôr seu conhecimento adquirido em prática no dia-a-dia da carreira que escolheu seguir. Para tanto o aluno deve seguir alguns passos para de fato iniciar seu Estágio. Partindo dessa ideia e após realizar pesquisas bibliográficas, principalmente norteadas pela legislação, com ênfase na lei de estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e levantamento de dados e informações sobre os processos que envolvem o estágio curricular obrigatório, na intenção de auxiliar o acadêmico neste processo inicial para realizar o estágio, criou-se então o Guia de Estágio para os Acadêmicos dos Cursos Presenciais do Centro Universitário Unifacvest. Um compilado de informações e documentos, organizado de maneira sequencial, que ajudará o/a aluno/a no andamento com seus documentos, trazendo um passo-a-passo partindo das informações e prazos, seguindo para as etapas envolvidas e disponibilizando os documentos necessário como, por exemplo, os formulários de convênios com a organização que realizará o estágio, e por último trazendo um checklist da documentação e informações das particularidades de cada curso.

Palavras Chave: Estágio Supervisionado, Guia de Estágio, Educação Superior.

 

INSTITUTIONAL COMMUNICATION: DEVELOPMENT OF A MANUAL FOR CURRICULAR INTERNSHIPS MANDATORY

 

MACHADO, Renata Maria Freitas, Bachelor's degree in business administration, College education

DA SILVA, Amanda Evellin, Degree in Mathematics, College education

CASTANHA, Franciele Vieira, Bachelor's degree in business administration, College educatio

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ABSTRACT

The vast majority of undergraduate courses have the Supervised Internship in their final stages in their Curriculum Matrices, and the student must complete this workload, each course respecting its respective National Curriculum Guidelines (DCNs). This is the moment when the student goes beyond the classroom space and has the challenge of putting his acquired knowledge into practice in the day-to-day of the career he chose to follow. To do so, the student must follow some steps to actually start their Internship. Based on this idea and after carrying out bibliographic research, mainly guided by the legislation, with emphasis on the internship law nº 11.788, of September 25, 2008, and collecting data and information about the processes that involve the mandatory curricular internship, with the intention of helping the academic in this initial process to carry out the internship, then the Internship Guide was created for the Academics of the On-site Courses of the Unifacvest University Center. A compilation of information and documents, organized in a sequential way, which will help the student in the progress with his/her documents, bringing a step-by-step guide starting from the information and deadlines, proceeding to the steps involved and making the necessary documents available as , for example, the agreement forms with the organization that will carry out the internship, and finally bringing a checklist of documentation and information on the particularities of each course.

Key Words: Supervised Internship, Internship Guide, Higher Education.

Resumo ID 851, enviado por: Renata Maria Freitas Machado,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.