|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A SUA IMPORTÂNCIA
|
ATHAYDE, Janete de Souza Carneiro , Doutorado em Matemática e Ciência , Professora MORAES, Débora , Graduanda em Pedagogia, Acadêmica VARELA, Mariana, Graduanda em Pedagogia , Acadêmica , , , , |
RESUMO |
A matemática como conhecemos hoje, surgiu no Egito e no império babilônico por volta de 3500 a.c. Porém, na pré-história os seres humanos já usavam conceitos para medir e contar. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas. A matemática insere-se no grupo de ciências exatas e possui como objetivo: fazer com que o indivíduo transforme o mundo a sua volta, desenvolver a capacidade de solucionar problemas, estimular interesse e criatividade, desenvolver habilidades quantitativas e qualitativas, identificar e organizar as situações para emitir uma opinião crítica. Conclui- se que a matemática é utilizada desde o início das gerações a partir das necessidades dos seres humanos em contar medir e até mesmo se alimentar. Também é fundamental desde cedo ser inserida na parte pedagógica, incentivar o gosto por cálculos e explicar qual a lógica e a importância da mesma. Seguindo as regras da bncc. Mostrando um novo horizonte para a futura geração na teoria e na prática. |
Palavras Chave: Pré-história, Matemática, Importância |
THE HISTORY OF MATHEMATICS AND ITS IMPORTANCE
|
ATHAYDE, Janete de Souza Carneiro , PhD in Mathematics and Science, Professor MORAES, Débora , Undergraduated Student in Pedagogy, Student VARELA, Mariana, Undergraduate Student in Pedagogy, Student , , , , |
ABSTRACT |
Mathematics, as we know it today, arose in Egypt and the Babylonian empire around 3500 B.C. But in prehistoric times humans already used concepts for measuring and counting. Therefore, mathematics had no inventor, but was created out of people's needs. Mathematics is part of the group of exact sciences and has the following objectives: make the individual transform the world around him/her, develop the ability to solve problems, stimulate interest and creativity, develop quantitative and qualitative skills, identify and organize situations in order to issue a critical opinion. The conclusion is that mathematics has been used since the beginning of generations from the needs of human beings to count, to measure, and even to feed themselves. It is also fundamental to be inserted in the pedagogical part from an early age, to encourage a taste for calculus and explain its logic and importance. Following the rules of the bncc. showing a new horizon for the future generation in theory and practice. |
Key Words: Prehistory, Mathematics, Importance |
|
Resumo ID 774, enviado por: Mariana varela , Da instituição: UNIFACVEST . |