INVESTIGAÇÃO SOBRE OS RESULTADOS DOS PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO EM EQUOTERAPIA NA APAE DE LAGES, SC, BRASIL

 

FORNARI SOUSA, Francisco José, Graduação em Educação Física (FURB), Mestrado em Ciência da Computação (UFSC). Doutorando no Programa de Pós-graduação da Escola de Ciências da Vida PUCPR. Coordenador, Professor e tutor EAD do curso de Educação Física UNIFACVEST, Coordenador e professor do curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

MICHELOTTO JUNIOR, Pedro Vicente, Médico Veterinário (UFPR), Mestre em Ciências Veterinárias (UFPR), Especialista em Acupuntura, Doutor em Biologia Celular e Molecular pela UFPR, Professor Titular da Escola de Medicina e Ciências da Vida PUCPR. Orientador de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal PUCPR

DARÓS, Rolnei Ruan, Agronomia (UFSC), Mestrado em Agroecossistemas (UFSC) e doutorado em Applied Animal Biology - University of British Columbia, Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR

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RESUMO

Introdução: Toda atividade de equoterapia deve se fundamentar em princípios técnico-científicos e o atendimento deve ser iniciado após avaliação médica, psicológica e fisioterápica. Objetivo: Investigar sobre os resultados dos protocolos de atendimento de profissionais que atuam com equoterapia na APAE/Lages, SC, Brasil. Metodologia: Estudo de caso a partir de prontuários de atendimentos no serviço de equoterapia na APAE/Lages, SC, Brasil. Foi empregado a análise do conteúdo de Bardin (2022). Foram analisados prontuários de out/2017 a nov/2021. Projeto aprovado pelo CEP Protocolo 4.574.695. Resultados: Foram analisados os protocolos de 28 praticantes, 20 masc. e 8 fem. com prevalência de retardo mental, com média de idade de 21,4 anos. Total de sessões de equoterapia analisados: 653. As sessões ocorriam as sextas-feiras pela manhã e à tarde, 2 cavalos eram utilizados, sendo atendidos até 20 praticantes. O tempo de sessão/praticante é de 30 min. Estiveram envolvidos 19 profissionais da saúde e estagiários de fisioterapia sendo 44% fisioterapeutas (393 sessões), 17% psicólogos (255 sessões), 17% profissionais de educação física (248 sessões), 11% terapeutas ocupacionais (173 sessões) e fonoaudiólogos (95 sessões). Deste grupo 37% possuem formação pela Ande-Brasil, 63% não; 70% são efetivos na APAE/Lages, SC e 30% são estagiários de fisioterapia. Palavras-chave que aparecem nos protocolos, descrevendo a evolução dos praticantes: postura corporal, coordenação motora ampla, equilíbrio, atenção, linguagem, coordenação motora fina e noção espacial. Estratégias adotadas: atividades pedagógicas, jogos lúdicos, figuras de equitação, atividade pré-desportiva, alongamento e fortalecimento muscular. Conclusões: Com base nos protocolos de atendimento a equoterapia demostrou resultados positivos, onde os três termos mais encontradas nos protocolos de atendimento sugerindo avanço do desenvolvimento dos praticantes foram melhoria da postura, coordenação motora ampla e equilíbrio.

Palavras Chave: Terapia Assistida por Cavalos. Protocolos Clínicos. Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados.

 

INVESTIGATION ON THE RESULTS OF THE EQUINE THERAPY CARE PROTOCOLS AT APAE IN LAGES, SC, BRAZIL

 

FORNARI SOUSA, Francisco José, Graduated in Physical Education (FURB), Master in Computer Science (UFSC) and PhD student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education course UNIFACVEST, Physical Education teacher in Basic Education

MICHELOTTO JUNIOR, Pedro Vicente, Veterinarian (UFPR), Master in Veterinary Sciences (UFPR), Specialist in Acupuncture, Doctor in Cellular and Molecular Biology by UFPR, Full Professor at the School of Medicine and Life Sciences PUCPR. MSc and PhD advisor for the Graduate Program in Animal Science PUCPR

DARÓS, Rolnei Ruan, Agronomy (UFSC), Master in Agroecosystems (UFSC) and PhD in Applied Animal Biology - University of British Columbia, Adjunct professor at the Pontifical Catholic University of Paraná PUCPR

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ABSTRACT

Introduction: All equine therapy activities must be based on technical and scientific principles, and the assistance must be initiated after medical, psychological and physiotherapy evaluation. Objective: To investigate the results of the protocols of care of professionals who work with equine therapy at APAE/Lages, SC, Brazil. Methodology: A case study was carried out based on medical records of the equine therapy service at APAE/Lages, SC, Brazil. Bardin's content analysis was employed (2022). Medical records from Oct/2017 to Nov/2021 were analyzed. Project approved by CEP Protocol 4.574.695. Results: The protocols of 28 practitioners were analyzed, 20 male and 8 female, with a prevalence of mental retardation, mean age of 21.4 years. Total of equine therapy sessions analyzed: 653. The sessions happened on Fridays in the morning and in the afternoon, 2 horses were used, being assisted up to 20 practitioners. The session time/ practitioner is 30 min. There were 19 health professionals and physical therapy trainees involved, being 44% physical therapists (393 sessions), 17% psychologists (255 sessions), 17% physical education professionals (248 sessions), 11% occupational therapists (173 sessions), and speech therapists (95 sessions). Of this group 37% are trained by Ande-Brasil, 63% are not; 70% are permanent employees of APAE/Lages, SC and 30% are physical therapy interns. Key words that appear in the protocols, describing the evolution of the practitioners: body posture, wide motor coordination, balance, attention, language, fine motor coordination and spatial notion. Strategies adopted: pedagogical activities, ludic games, riding figures, pre-sports activities, stretching and muscle strengthening. Conclusions: Based on the care protocols, equine therapy showed positive results, where the three most common terms found in the care protocols, suggesting advancement in the development of practitioners were improved posture, broad motor coordination and balance.

Key Words: Horse-Assisted Therapy. Clinical Protocols. Evaluation of Processes and Outcomes in Health Care.

Resumo ID 767, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.