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FRAGILIDADE AFETIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADAS
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PEREIRA, Dilmar Ribeiro, Psicólogo, Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFACVEST. Licenciado em Ciências Sociais. Especialista em Práticas Psicopedagógi, Professor do Curso de Psicologia BERGAMASCHI, Rejane Dutra, Psicóloga. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFACVEST. Especialista em avalição Psicológica e Psicologia clínica, Mestre em Ambiente e Saúde. , BERGAMASCHI, Rejane Dutra , , , , , , |
RESUMO |
Este trabalho apresenta uma análise a respeito da vulnerabilidade sócio emocional de crianças e adolescentes encaminhados para os Serviços de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, que pode ocorrer quando não é possível mantê-los no seio da sua família de origem, ou, até mesmo, na família extensa, em decorrência de inúmeras possibilidades de vulnerabilidades. O objetivo deste estudo foi investigar a fragilidade afetiva de crianças e adolescentes, que se encontram institucionalizados, independente do motivo que os levou a essa condição. Realizou-se com abordagem em fundamentações bibliográficas. É inevitavel que viver em um ambiente de incertezas traz sentimentos de ambivalência, de culpa, de revolta, de medo, de apreensão, dentre outros às pessoas que lá se encontram, sem saber exatamente qual será seu destino, se retornarão para sua família de origem, ou na família extensa, ou até mesmo se serão adotadas por uma família substituta. Verificou-se que muitos dos acolhidos já trazem em sua bagagem de vida, experiências traumáticas relacionadas aos maus tratos, neste sentido, a institucionalização pode ser vista como uma possibilidade de privilégio de suprir suas necessidades básicas para alguns, e para outros como um fator que potencializa sentimentos negativos, o que reflete a necessidade de uma equipe qualificada para oferecer o atendimento adequado, visando contemplar as necessidades e fragilidades de cada acolhido, em resposta ao processo de institucionalização. |
Palavras Chave: Crianças. Adolescentes. Institucionalização. |
AFFECTIVE FRAGILITY OF INSTITUTIONALIZED CHILDREN AND ADOLESCENTS
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PEREIRA, Dilmar Ribeiro, Psicólogo, Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFACVEST. Licenciado em Ciências Sociais. Especialista em Práticas Psicopedagóg, PEREIRA, Dilmar Ribeiro BERGAMASCHI, Rejane Dutra, Psicóloga. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFACVEST. Especialista em avalição Psicológica e Psicologia clínica, Mestre em Ambiente e Saúde. , , , , , , , |
ABSTRACT |
This article presents an analysis of the socio-emotional vulnerability of children and adolescents referred to the Institutional Shelter Services for Children and Adolescents, which can occur when it is not possible to keep them with their original family, or even in the extended family, due to numerous possibilities of vulnerabilities. The objective of this study was to investigate the affective fragility of children and adolescents, who are institutionalized, regardless of the reason that led them to this condition. It was carried out with an approach in bibliographic foundations. It is inevitable that living in an environment of uncertainty brings feelings of ambivalence, guilt, revolt, fear, apprehension, among others, to the people who are there, without knowing exactly what their destiny will be, if they will return to their original family, or in the extended family, or even if they will be adopted by a surrogate family. It was found that many of the sheltered already bring in their baggage of life, traumatic experiences related to mistreatment, in this sense, institutionalization can be seen as a possibility of privilege to meet their basic needs for some, and for others as a factor that enhances negative feelings, which reflects the need for a qualified team to offer adequate care, aiming to address the needs and weaknesses of each host, in response to the institutionalization process. |
Key Words: Children. Teens. Institutionalization. |
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Resumo ID 762, enviado por: Dilmar Ribeiro Pereira, Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST. |