A LITERATURA NO RECONTO POPULAR

 

VOLPATO, Arceloni Neusa, graduada em Letras UFSC. Mestrado em Lingüística UFSC. Doutorado em Lingüística UFSC/Universidade de Lisboa. Coordenadora de Letras , Professora do Centro Universitário Unifacvest

DOS SANTOS, Marlize De Jesus, Graduanda em Pedagogia , Acadêmica

SOUZA, Debora Moraes de, Graduanda em Pedagogia , Acadêmica

MOURA, Claiton Alves de, Graduando em Pedagogia , Acadêmico

SELLERI, Camille, Graduanda em Pedagogia , Acadêmica

RESUMO

A literatura tem seus gêneros e seus formatos, dentro delas há contos, lendas e histórias para diferentes idades e gerações. Ela tem o objetivo de despertar e incentivar o conhecimento através de histórias, buscando o imaginário e a fantasia, assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Como Regina Zilbermann a literatura se compreende como uma atividade que possui um grande potencial e se mostra como uma ferramenta bastante completa, tanto para a vida do indivíduo no sentido particular, como para sua inserção no meio social. O trabalho produzido na aula de Literatura, trata-se de uma pesquisa sobre histórias que se contavam para as crianças nos anos 60,trazer a origem das crenças e mostrar às crianças de hoje em dia, a cultura naquela época. Foi aplicado um questionário, como instrumento de pesquisa o público alvo de 60 anos ou mais, buscando saber como se baseava o reconto popular repassados pelos seus avó. As histórias narradas por este público relatam personagens como lobisomen, panela de ouro, e materializam personagens da crendice popular.

Palavras Chave: Literatura, Cultura, Lendas, Historias, Origens, Reconto.

 

LITERATURE IN POPULAR RETELLING

 

VOLPATO, Arceloni Neusa, Graduated in Letters UFSC. Master in Linguistics UFSC. PhD in Linguistics UFSC/University of Lisbon. Lyrics Coordinator, Professor at Unifacvest University Center

DOS SANTOS, Marlize De Jesus, Undergraduate Student in Pedagogy, Student

SOUZA, Debora Moraes de, Undergraduate Student in Pedagogy, Student

MOURA, Claiton Alves de, Undergraduate Student in Pedagogy, Student

SELLERI, Camille, Undergraduate Student in Pedagogy, Student

ABSTRACT

Literature has its genres and formats, within which there are tales, legends and stories for different ages and generations. It aims to awaken and encourage knowledge through stories, seeking imagination and fantasy, thus positively influencing the child's social, emotional and cognitive development. Like Regina Zilbermann, literature is understood as an activity that has great potential and is shown to be a very complete tool, both for the individual's life in the particular sense, and for their insertion in the social environment. The work produced in the Literature class is a research on stories that were told to children in the 60s, bringing the origin of beliefs and showing children today, the culture at that time. A questionnaire was applied as a research instrument to the target audience of 60 years or more, seeking to know how the popular retelling passed on by their grandparents was based. The stories narrated by this audience relate characters such as werewolves, pot of gold, and materialize characters from popular belief.

Key Words: Literature, Culture, Legends, Stories, Origins, Retelling.

Resumo ID 749, enviado por: Marlize De Jesus Dos Santos ,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.