A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

BRANCO, Bruno Bueno, Graduando em Educação Física, Acadêmico

FORNARI SOUSA, Francisco José, Graduação em Educação Física (FURB), Mestrado em Ciência da Computação (UFSC). Doutorando no Programa de Pós-graduação da Escola de Ciências da Vida PUCPR., Coordenador e Professor do curso de Educação Física UNIFACVEST

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: Educação Física é um componente curricular obrigatório da Educação Básica, que compreende a Educação Infantil, Ensino médio e Fundamental. Objetivo: Enfatizar a importância da Educação Física na Educação Infantil. Metodologia: Tratou-se de uma revisão literária de cunho qualitativo descritivo. Os artigos foram selecionados inicialmente pelo título e após breve análise, foram lidos de forma integral e retiradas as informações para fazerem parte do trabalho. Os critérios de inclusão foram: que abordassem a questão da educação física na Educação Infantil. Obtivemos um total de 10 artigos científicos na integra presentes em publicação online. Após a leitura dos mesmos, foram descartados aqueles que não apresentavam o assunto relacionado ao tema ou objetivo, bem como os que estavam fora do período estipulado, (2019 até maio 2022). Restaram para a produção do resumo 6 artigos. Resultados: A Educação Física na Educação Infantil destaca uma atenção por parte governamental, no sentido de melhor compreensão e regulamentação das aulas e práticas metodológicas, onde a criança através do ato de brincar demonstram bons resultados no processo pedagógico da aprendizagem como um todo. Através do diálogo nas aulas de educação física na educação infantil aliado à pedagogia e diferentes práticas pedagógicas, traça um olhar para as múltiplas linguagens da criança, as quais aumentam as possibilidades na educação infantil. Através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a avaliação da aprendizagem é de evidente importância e indispensável para melhoria da qualidade de ensino, bem como também, a abordagem qualificada dos profissionais que estão inseridos nesse processo. Conclusão: Concluiu-se que o docente de educação física, qualificado atuante na educação infantil frente às dificuldades de ensino no processo de aprendizagem na infância desenvolve ações pedagógicas com o intuito do aumento de dinamizar todo o processo.

Palavras Chave: Educação Física. Educação Infantil. Formação docente.

 

THE IMPORTANCE OF PHYSICAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

 

BRANCO, Bruno Bueno, Undergraduate Student in Physical Education, Undergraduate Student

FORNARI SOUSA, Francisco José, Bachelor's degree in Physical Education (FURB), Master's degree in Computer Science (UFSC). PhD student at the Graduate Program of the School of Life Sciences PUCPR, Coordinator and Professor of the Physical Education course UNIFACVEST

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: Physical Education is a mandatory curricular component of Basic Education, which includes Kindergarten, High School, and Elementary School. Objective: To emphasize the importance of Physical Education in Children Education. Methodology: This was a qualitative descriptive literature review. The articles were initially selected by title and, after a brief analysis, they were read in full and the information to be included in the study was extracted. The inclusion criteria were: addressing the issue of physical education in early childhood education. We obtained a total of 10 scientific articles published online. After reading them, those that did not present the subject related to the theme or objective were discarded, as well as those that were outside the stipulated period (2019 to May 2022). Six articles remained for the production of the abstract. Results: Physical Education in Early Childhood Education highlights an attention by government, in the sense of better understanding and regulation of classes and methodological practices, where the child through the act of playing demonstrate good results in the pedagogical process of learning as a whole. Through dialogue in physical education classes in early childhood education allied to pedagogy and different pedagogical practices, it traces a look at the multiple languages of the child, which increase the possibilities in early childhood education. Through the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, the evaluation of learning is of evident importance and indispensable for improving the quality of education, as well as the qualified approach of the professionals who are involved in this process.Conclusion: It was concluded that the physical education teacher, qualified acting in early childhood education facing the difficulties of teaching in the learning process in childhood develops pedagogical actions in order to increase the dynamism of the,whole process.

Key Words: Physical Education. Early Childhood Education. Teacher Education

Resumo ID 739, enviado por: BRUNO BUENO BRANCO,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.