VIVER EM SOCIEDADE

 

LIMA, Vanessa Cristina, Acadêmica de Pedagogia, Acadêmica

SILVA, Nathiele Zorzi da, Acadêmica de Pedagogia, Acadêmica

BRITO, Jocelane Teresinha, Acadêmica de Pedagogia, Acadêmica

LIZ, Guiomar Brito de, Acadêmica de Pedagogia Unifacvest, Acadêmica

RODRIGUES, Renato, Graduado em pedagogia, Especialista em Psicopedagógico, Mestre em Sociologia Política, Mestre em Direito, Doutor em Direito, Professor da Disciplina Atividade Formativa I., Professor

RESUMO

Este trabalho apresenta em suma, as experiências vividas em sala de aula por vezes se revestem de alegria, de satisfação e de convivência proveitosa com o grupo de colegas. Outras vezes, a imagem da sala de aula é preto e branco. Quem não se lembra dos professores ranzinzas, bravos e exigentes?! Diante disso temos a vivência que é algo individual, ainda que seja a mesma situação para todos, os alunos terão visões diferentes de determinado assunto. Já na convivência irão passar por situações coletivas, onde no começo serão estranhos uns para os outros, será uma ótima oportunidade para exercitar o viver em sociedade, com isso vão se aprofundando as relações e mostrando as diferenças. A interação estimula a produção de conhecimento conjunto, e a ciência se torna, assim, uma aprendizagem coletiva. George Snyders, foi um autor escolhido para nos ajudar a refletir sobre a escola, professor da Universidade de Paris, escreveu sobre a alegria na escola e manifestou sua preocupação com a felicidade dos alunos nessa instituição. “É preciso reconhecer que a escola é de início um lugar de divergência entre o jeito de ser: do professor ao aluno, diferença de idade, de formação de gostos; há o risco de o professor estar voltado para o passado, um passado que o justifica enquanto os alunos estão voltados para o futuro. A alegria na escola, já citado nesse resumo anteriormente, Snyders faz alguma propostas interessantes, como o próprio nome do livro sugere, a alegria deveria ser tônica predominante na escola.

Palavras Chave: Viver em Sociedade, Produção de Conhecimento,Aprendizagem Coletiva.

 

LIVE IN SOCIETY

 

LIMA, Vanessa Cristina, Undergraduated Student in Psychology, Academic

SILVA, Nathiele Zorzi da, Undergraduated Student in Psychology, Academic

BRITO, Jocelane Teresinha, Undergraduated Student in Psychology, Academic

LIZ, Guiomar Brito de, Undergraduated Student in Psychology, Academic

RODRIGUES, Renato, Graduated in Pedagogy, Specialist in Psychopedagogy, Master in Political Sociology, Master in Law, Doctor in Law, Professor of the discipline Formative Activity I., Teacher

ABSTRACT

This work presents in short, the experiences lived in the classroom are sometimes covered with joy, satisfaction and fruitful coexistence with the group of colleagues. Other times, the classroom image is black and white. Who doesn't remember the grumpy, angry and demanding teachers?! In view of this, we have the experience that is something individual, even if it is the same situation for everyone, students will have different views of a given subject. In living together, they will go through collective situations, where at first they will be strangers to each other, it will be a great opportunity to practice living in society, with this relationships will deepen and differences will be shown. Interaction stimulates the production of joint knowledge, and science thus becomes collective learning. George Snyders, was an author chosen to help us reflect on school, professor at the University of Paris, wrote about joy at school and expressed his concern for the happiness of students in this institution. “It is necessary to recognize that the school is initially a place of divergence between the way of being: from the teacher to the student, age difference, formation of tastes; there is a risk that the teacher is facing the past, a past that justifies him while the students are facing the future. Joy at school, already mentioned in this summary before, Snyders makes some interesting proposals, as the name of the book suggests, joy should be the predominant tonic in school.

Key Words: Living in Society, Knowledge Production, Collective Learning.

Resumo ID 687, enviado por: Vanessa Cristina Lima,

Da instituição: Centro universitario Facvest - Unifacvest.