XADREZ COMO PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR: TUTORIAIS PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

DA CRUZ, Elves Rodrigues, Graduado em Educação Física, Pós-Graduado em Educação Física Escolar, Mestre em Práticas Transculturais, Professor do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

, ,

RESUMO

O Jogo de Xadrez é uma ferramenta didática que contribui no processo de ensino aprendizagem quando se relaciona com a transdisciplinaridade. O contexto atual ressalta a necessidade de inserir tais alternativas, no processo transdisciplinar, especialmente nas escolas públicas, começando pelo corpo docente. É necessário desenvolver dentro das escolas metodologias ativas que contribuam com a educação de forma efetiva, fazendo com que as crianças assumam o papel de protagonistas do processo de aprendizagem, dando a elas a autonomia, durante as atividades pressupostas em sala de aula. Portanto, este trabalho busca contribuir com o processo de aprendizagem, através de oficinas, em formato de tutorial, utilizando o jogo de xadrez com uma opção de metodologia ativa, relacionado com as disciplinas de história, geografia, matemática, artes e educação física.

Palavras Chave: Jogo de Xadrez, Tutorial, Transdisciplinaridade, Processo de Aprendizagem.

 

CHESS AS A TRANSDISCIPLINARY PRACTICE: TUTORIALS FOR THE 5TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL

 

DA CRUZ, Elves Rodrigues, Master in Transcultural Practices, Master Professor at Unifacvest University Center, Professor at Unifacvest University Center

, ,

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

The Game of Chess is an educational tool that contributes to the teaching-learning process when related to transdisciplinarity. The current context highlights the need to insert such alternatives in the transdisciplinary process, especially in public schools, starting with the teaching staff. It is necessary to develop active methodologies within schools that effectively contribute to education, making children assume the role of protagonists in the learning process, giving them autonomy, during the presumed activities in the classroom. Therefore, this work seeks to contribute to the learning process, through workshops, in tutorial format, using the chess game with an option of active methodology, related to the disciplines of history, geography, mathematics, arts and physical education.

Key Words: Chess Game, Tutorial, Transdisciplinary, Learning Process

Resumo ID 617, enviado por: Elves Rodrigues da Cruz,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.