PERFIL DE ESTILO DE VIDA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA

 

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduação em Educação Física (FURB), Mestrado em Ciência da Computação (UFSC). Doutorando no Programa de Pós-graduação da Escola de Ciências da Vida PUCPR., Coordenador, Professor e Tutor EAD do curso de Educação Física UNIFACVEST

SOUSA, Livia Luersen, Graduanda em Medicina (UNIDAVI), Acadêmica

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RESUMO

Introdução: O estilo de vida das pessoas tem influência sobre sua qualidade de vida. Atitudes positivas frente a rotinas diárias podem ser fundamentais para que se alcance a sua melhoria. Objetivo: Pesquisar o perfil de estilo de vida individual em acadêmicos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIFACVEST. Metodologia: Fizeram parte da amostra 19 acadêmicos, sendo (17 mulheres e 2 homens), com média de idade de 22,2 anos da 6ª fase do curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIFACVEST. O instrumento para coleta de dados foi o Pentáculo do Bem-Estar (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000). Os dados foram analisados através de estatística descritiva (f e %), utilizando o MS Excel©. Resultados: Em relação a toda a amostra no item nutrição 5% sempre tem um perfil de estilo de vida saudável, 32% quase sempre tem, 26% às vezes tem e 37% nunca tem. No item atividade física, 21% quase sempre tem um perfil de estilo de vida saudável, 63% às vezes e 16% nunca tem. 11% sempre tem um perfil de estilo de vida saudável relacionado ao item comportamento preventivo, 10% quase sempre tem, 21% às vezes e 58% nunca tem. Item relacionamento social: 79% sempre tem um perfil de estilo de vida saudável, 5% quase sempre, 5% às vezes e 11% nunca. Em relação ao item controle do stress, 42% sempre busca ter um perfil de estilo de vida saudável, 32% quase sempre, 16% às vezes e 10% nunca. Conclusão: Os dados obtidos demonstram que os indivíduos precisam rever seus estilos de vida e que devem buscar orientação profissional com relação as suas rotinas de nutrição, atividade física, e comportamento preventivo.

Palavras Chave: Promoção da saúde. Indicadores de Qualidade de Vida. Desempenho Acadêmico.

 

LIFESTYLE PROFILE OF PHYSIOTHERAPY STUDENTS

 

SOUSA, Francisco José Fornari, Bachelor's degree in Physical Education (FURB), Master's degree in Computer Science (UFSC). PhD student at the Graduate Program of the School of Life Sciences PUCPR, Coordinator, Professor and EAD tutor of the Physical Education course UNIFACVEST

SOUSA, Livia Luersen, Graduate student of Medicine (UNIDAVI), Undergraduated Student

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ABSTRACT

Introduction: People's lifestyles influence their quality of life. Positive attitudes towards daily routines can be fundamental to achieve their improvement. Objective: To research the profile of individual lifestyle in students of the Physical Therapy course of the UNIFACVEST University Center. Methodology: The sample comprised 19 students (17 women and 2 men), with a mean age of 22.2 years, from the 6th phase of the Physical Therapy course at the UNIFACVEST University Center. The instrument for data collection was the Well-Being Pentacle (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000). The data were analyzed through descriptive statistics (f and %) using MS Excel©. Results: For the entire sample, in the item nutrition 5% always have a healthy lifestyle profile, 32% almost always have one, 26% sometimes have one, and 37% never have one. In physical activity, 21% almost always have a healthy lifestyle profile, 63% sometimes have one, and 16% never have one. 11% always have a healthy lifestyle profile related to the preventive behavior item, 10% almost always have, 21% sometimes have, and 58% never have. Social Relationships: 79% always have a healthy lifestyle profile, 5% almost always, 5% sometimes, and 11% never. Regarding stress control, 42% always try to have a healthy lifestyle profile, 32% almost always, 16% sometimes, and 10% never. Conclusion: The data obtained shows that individuals need to review their lifestyles and should seek professional guidance regarding their nutrition routines, physical activity, and preventive behavior.

Key Words: Health promotion. Quality of Life Indicators. Academic Performance.

Resumo ID 615, enviado por: SOUSA, Francisco José Fornari,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.