A PANDEMIA E SEU IMPACTO NAS ESCOLAS: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS REMOTAS

 

DA CRUZ, Elves Rodrigues, Mestre em Práticas Transculturais, Professor do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: A pandemia da Covid-19 trouxe reflexões em todas as esferas da sociedade. Na educação o uso das tecnologias foi fundamental para minimizar seus efeitos. Objetivo: Relacionar o estudo da Pandemia (Covid 19) e o uso da tecnologia como ferramenta nas escolas. Metodologia: Pesquisa qualitativa, a partir da revisão da literatura dos principais autores que investigam o uso de ferramentas tecnológicas em aulas remotas, para então relacioná-la com a pandemia. Resultados: Constatou-se, dessa forma, que as ferramentas tecnológicas facilitaram as aulas remotas, desde que, sendo usadas para auxiliarem no processo ensino- aprendizagem. Sendo assim, é possível que todos os professores de rede pública e estadual de educação, sejam beneficiados através de capacitações na área da informatização, podendo utilizar as ferramentas tecnológicas de forma útil e correta, dentro do seu espaço de trabalho. Conclusão: A educação em um todo, ainda levará algum tempo para se adaptar nesse sistema remoto, para assim, alcançar resultados expressivos de forma que não somente a tecnologia seja um suporte de ensino, mais, que realmente a parte humana seja a parte mais preparada para desenvolver suas atividades no sistema híbrido.

Palavras Chave: Pandemia. Aulas remotas. Ferramentas tecnológicas. Ensino. Aprendizagem.

 

THE PANDEMIC AND ITS IMPACT ON SCHOOLS: THE USE OF TECHNOLOGICAL TOOLS IN REMOTE CLASSES

 

DA CRUZ, Elves Rodrigues, Master in Transcultural Practices, Master Professor at Unifacvest University Center, Professor at Unifacvest University Center

, ,

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: The Covid-19 pandemic brought reflections in all spheres of society. In education, the use of technologies was fundamental to minimize its effects. Objective: To relate the study of the Pandemic (Covid 19) and the use of technology as a tool in schools. Methodology: Qualitative research, based on a literature review of the main authors who investigate the use of technological tools in remote classes, to then relate it to the pandemic. Results: It was found, in this way, that the technological tools facilitated the remote classes, since, being used to assist in the teaching-learning process. Thus, it is possible that all public and state education teachers benefit through training in the area of ​​computerization, being able to use technological tools in a useful and correct way, within their workspace. Conclusion: Education as a whole will still take some time to adapt to this remote system, in order to achieve expressive results in a way that not only technology is a teaching support, but that the human part is actually the most prepared part. to develop its activities in the hybrid system.

Key Words: Pandemic. Remote classes. Technological tools. Teaching. Learning.

Resumo ID 597, enviado por: DA CRUZ, Elves Rodrigues,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.