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O Ambiente Escolar
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SANTOS, Daniele Freitas , Acadêmica em Pedagogia UNIFACVEST, Acadêmica em Pedagogia UNIFACVEST
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RESUMO |
SANTOS, Daniele Freitas, Acadêmica em Pedagogia UNIFACVEST.
RODRIGUES , Renato, Graduado em pedagogia, Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Sociologia Política, Mestre em Direito, Doutor em Direito, Professor da Disciplina Atividade Formativa I, UNIFACVEST.
RESUMO
O horário no ambiente escolar é muito controlado : hora de entrar, de sair, do respeito, de ir ao banheiro e só se deve interromper se for a "hora de".
A correção é o principal meio de comunicação entre o professor e o aluno. Aos poucos os alunos vão se acostumando do que é "certo" e "errado" , e essa correção passa a ser uma necessidade para o aluno. Por conta desse modelo educacional o aluno é praticamente obrigado a estabelecer relações de dependência com o professor.
De certa forma o professor proíbe a solidariedade entre os alunos, ele interfere toda vez que o aluno tenta ajudar o outro. A sala de aula é um espaço que deve incentivar e estimular o estudo, a presença e o enfrentamento de tudo que constitui a vida do aluno. Se a vida invade a sala de aula, além do desenvolvimento de conhecimento e habilidades, o professor pode trabalhar conflitos, alegrias etc.
O controle existente em sala de aula está nas mãos do professor e a ele cabe incentivar os questionamentos e a argumentação. Por isso a aula pode representar a situações de vivência novas, e de ruptura com antigos valores e conhecimento, isso pode significar a revisão do plano de ensino. E por fim há toda uma aprendizagem humana, profissional que se realiza na escola.
Referência: DIDÁTICA-A AULA COMO CENTRO
MASSETO, Marcos. Didática Aula como Centro. São Paulo: Elevação 2000.O Ambiente Escolar.
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Palavras Chave: Sala de aula, Professor e Aluno. |
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The School Environment
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SANTOS, Daniele Freitas , Santos, Daniele Freitas a, Acadêmica em Pedagogia UNIFACVEST
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ABSTRACT |
SANTOS, Daniele Freitas, Academic in Pedagogy UNIFACVEST.
RODRIGUES , Renato, Graduated in Pedagogy, Specialist in Psychopedagogy, Master in Political Sociology, Master in Law, Doctor in Law, Professor of the Discipline Formative Activity I, UNIFACVEST.
SUMMARY
The timetable in the school environment is very controlled: time to enter, to leave, to respect, to go to the bathroom and you should only interrupt if it is "time to".
Correction is the main means of communication between the teacher and the student. Gradually, students get used to what is "right" and "wrong", and this correction becomes a necessity for the student. Because of this educational model, the student is practically obliged to establish relationships of dependence with the teacher.
In a way, the teacher forbids solidarity between students, he interferes every time the student tries to help the other. The classroom is a space that should encourage and stimulate the study, presence and confrontation of everything that constitutes the student's life. If life invades the classroom, in addition to the development of knowledge and skills, the teacher can work on conflicts, joys, etc.
The control that exists in the classroom is in the hands of the teacher and it is up to him to encourage questioning and argumentation. That is why the class can represent new living situations, and a rupture with old values and knowledge, this can mean revising the teaching plan. And finally, there is a whole human, professional learning that takes place at school.
Reference: TEACHING-THE CLASS AS A CENTER
MASSETTO, Mark. Didactics Class as a Center. São Paulo: Elevation 2000. The School Environment.
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Key Words: Classroom, Teacher and Student |
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Resumo ID 2755, enviado por: Daniele De Freitas Dos Santos ,
Da instituição: UNIFACVEST . |