A INFORMÁTICA NA VIDA DOS ADOLESCENTES - QUANDO A VIDA VIRTUAL É MAIS ATRATIVA

 

Zaine Candido da Silva, Graduanda em Psicologia, Estudante

João Lindomar Serafini da Silva, Graduando em Psicologia, Estudante

Angelita Margarida dos Santos, Graduanda em Psicologia, Estudante

Claudia Waltrick Machado Barbosa, Doutoranda em Psicologia , Professora Orientadora

, ,

RESUMO

A internet vem crescendo em ritmo acelerado, desenvolvendo cada vez mais cedo nas crianças a necessidade de estarem conectadas com o mundo virtual, não há como verificar se o contato, muitas vezes precoce, está trazendo benefícios ao desenvolvimento cognitivo ou não, o que se tem observado é o alto grau de dependência nos jovens, quanto aos seus dispositivos tecnológicos. O meio virtual é extremamente atrativo e retém os jovens pela rapidez de informação, jogos, redes sociais e aplicativos interativos. Aplicativos esses, que trazem formas de fornecer uma conexão com o mundo, além de fornecer aos jovens a oportunidade de desenvolverem uma outra pessoa, mesmo que de forma fantasiosa, realizando dessa maneira a ocultação de seus defeitos, medos e frustações, encontrando nessa outra pessoa uma maneira de serem aceitos em grupos. Através desses acessos nas mídias digitais, os adolescentes conseguem encontrar um senso de pertencimento. A baixa estima, a depressão, a carência e a hiperatividade são alguns dos fatores que agravam a excessiva utilização da internet. Pode-se identificar que a internet é uma porta para uma fuga da realidade. Estudos apontam que mais da metade dos jovens brasileiros possuem hábitos exagerados no acesso ao uso das tecnologias, causando um impacto direto em sua saúde física e mental. Há recomendações não científicas no que tange ao tempo de utilização da internet, indicando que o período de utilização seja limitado de forma proporcional às idades e às etapas de desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial. Além de orientarem que seja estimulada as atividades em ambiente externo, realizando uma aproximação do adolescente com mundo real. É importante manter um diálogo sobre os riscos do uso abusivo dos meios digitais, evitando proibir o uso mas conscientizando o jovem e ficando sempre atento a forma de utilização.

Palavras Chave: Adolescentes, tecnologias, mundo virtual.

 

COMPUTERS IN THE LIVES OF ADOLESCENTS - WHEN VIRTUAL LIFE IS MORE ATTRACTIVE

 

Zaine Candido da Silva, Zaine Candido da Silva, Psychology Undergraduate

João Lindomar Serafini da Silva, Psychology Undergraduate, Student

Angelita Margarida dos Santos, Psychology Undergraduate, Student

Claudia Waltrick Machado Barbosa, PhD in Psychology, Advising Professor

, ,

ABSTRACT

The internet has been growing at a fast pace, developing in children an increasingly early need to be connected to the virtual world. There is no way to check whether the contact, often early, is bringing benefits to cognitive development or not; what has been observed is the high degree of dependence among young people on their technological devices. The virtual environment is extremely attractive and retains young people by the speed of information, games, social networks, and interactive applications. These applications bring ways to provide a connection with the world, besides giving young people the opportunity to develop another person, even if in a fantasy way, thus performing the concealment of their defects, fears, and frustrations, finding in this other person a way to be accepted in groups. Through these accesses in the digital media, adolescents are able to find a sense of belonging. Low self-esteem, depression, neediness, and hyperactivity are some of the factors that aggravate the excessive use of the Internet. One can identify that the Internet is a door to an escape from reality. Studies show that more than half of Brazilian youngsters have exaggerated habits of access to the use of technologies, causing a direct impact on their physical and mental health. There are unscientific recommendations regarding the time of Internet use, indicating that the period of use should be limited in proportion to the age and the stages of cerebral-mental-cognitive-psychosocial development. In addition, they advise to stimulate activities in an external environment, bringing the teenager closer to the real world. It is important to maintain a dialogue about the risks of the abusive use of digital media, avoiding prohibiting the use, but making the teenager aware of how to use it.

Key Words: Adolescents, technologies, virtual world.

Resumo ID 2744, enviado por: Zaine Candido da Silva,

Da instituição: Unifacvest.