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A importância da leitura na educação infantil
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GEVAERD,Mercedes Maria , Mestre em Educação e Cultura, Professora Moraes, Débora , Graduando em pedagogia, Acadêmica da 2 fase da pedagogia Varela, Mariana, Graduando em pedagogia , Acadêmica , , , , |
RESUMO |
Este texto tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura na Educação Infantil, além de enfatizar a relevância de experiências nas quais as crianças possam sentir e imaginar. A leitura de livros de literatura infantil é uma das atividades mais significativas no referido período escolar, pois desencadeia uma imersão no contexto, não se restringindo apenas à visualização das imagens. Conforme o Currículo Base do Território Catarinense, a infância é compreendida como categoria social e histórica, de modo que devem ser respeitadas e valorizadas as diversas formas de viver a infância, bem como de pensar, de conviver, de sentir e de se expressar. O presente trabalho buscou desenvolver uma proposta de leitura de imagens. As experiências com a leitura infantil contribuíram para o desenvolvimento do gosto pela leitura, ampliando o conhecimento do mundo, levando a criança a novos horizontes e se colocando no lugar do personagem ao imaginar cenas daquele relato. Através do exposto, entende-se que momentos como esses são importantes para a valorização de sentimentos e emoções, permitindo um desenvolvimento mais global desse sujeito, desde os primeiros anos da vida escolar. É fato que a leitura e os livros são instrumentos relevantes para a formação crítica dos cidadãos. Dessa forma, possibilitar tal vivência desde cedo parece ser um meio coerente de integração e contextualização, para além das fronteiras do ambiente escolar. |
Palavras Chave: Leitura – Educação Infantil – Vivência. |
Reading – Early Childhood Education – Experience.
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GEVAERD,Mercedes Maria , Master in Education and Culture, teacher Moraes, Débora , Graduating in pedagogy, Academic of the 2nd phase of pedagogy Varela, Mariana, Graduating in pedagogy, academic , , , , |
ABSTRACT |
This text aims to reflect on the importance of reading in Early Childhood Education, in addition to emphasizing the relevance of experiences in which children can feel and imagine. Reading children's literature books is one of the most significant activities in the referred school period, as it triggers an immersion in the context, not being restricted only to the visualization of images. According to the Base Curriculum of the Territory of Santa Catarina, childhood is understood as a social and historical category, so that the different ways of experiencing childhood, as well as of thinking, living, feeling and expressing themselves, must be respected and valued. The present work sought to develop a proposal for reading images. The experiences with children's reading contributed to the development of a taste for reading, expanding knowledge of the world, taking the child to new horizons and putting themselves in the character's place when imagining scenes from that story. Through the above, it is understood that moments like these are important for the appreciation of feelings and emotions, allowing a more global development of this subject, from the first years of school life. It is a fact that reading and books are relevant instruments for the critical formation of citizens. Thus, enabling such an experience from an early age seems to be a coherent means of integration and contextualization, beyond the boundaries of the school environment. |
Key Words: Reading – Early Childhood Education – Experience. |
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Resumo ID 2717, enviado por: Mariana varela , Da instituição: UNIFACVEST . |