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A TROCA DO MUNDO REAL PELO MUNDO VIRTUAL NA ADOLESCÊNCIA, UM CASO CLÍNICO
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SILVA, João Lindomar Serafini da, Mestre, autor
Zaine Candido da Silva, graduanda, coautora
Angelita dos Santos, graduanda, coautora
BARBOSA, C. W. M., mestre, coautora
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RESUMO |
O desenvolvimento da realidade virtual vem ganhando cada vez mais espaço na vida das
pessoas. Essa evolução vem ocasionando grandes transformações no modo de viver,
principalmente por parte dos adolescentes que passam muito tempo envolvidos nessa
outra realidade. Esse encontro com o mundo virtual não pode ser considerado como bom
ou mau, pois a tecnologia faz parte da vida contemporânea, o problema que vem sendo
identificado nesse caso é a troca da realidade pelo mundo virtual de maneira quase total.
No caso clínico identifica-se um adolescente de 13 anos, realizando a substituição gradual
da sua vida real, optando pela renúncia da convivência com os amigos reais e familiares
pelos contatos virtuais. O adolescente está desenvolvendo uma dependência virtual a qual
o leva a criar defesas para que os familiares não interfiram em sua escolha, cabe ressaltar
que esse é o segundo ano consecutivo que o adolescente é reprovado pelo excesso de
faltas. O paciente desenvolveu em sua rotina o hábito de jogar on-line com amigos virtuais
e ver vídeos durante toda a noite, em seu relato o mesmo não presta atenção nos vídeos
que estão sendo visualizados, essa dependência virtual o impossibilita de acordar pela
manhã para desenvolver as suas rotinas diárias, como escola, esportes e relações com
pessoas reais. A única presença real que o jovem mantém contato é com o seu animal de
estimação. Quando cobrado quanto a esse comportamento o adolescente desenvolve
crises nervosas as quais atacam o seu sistema digestivo, ocasionando constipação pelo
período de até uma semana, não raras vezes sendo necessário auxílio hospitalar para
restabelecer o sistema intestinal, além de um comportamento mais agressivo que o
normal. Durante as primeiras seções o paciente começou por iniciativa própria uma
reeducação no sentido de horários e alimentação, desenvolvendo seu horário de dormir
entre nove e dez da noite, o que mostrou significativa mudança no comportamento do
mesmo durante as consultas. |
Palavras Chave: realidade virtual; adolescente; hábitos. |
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THE EXCHANGE OF THE REAL WORLD FOR THE VIRTUAL WORLD IN ADOLESCENCE, A CLINICAL CASE
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SILVA, João Lindomar Serafini da, master, author
Zaine Candido da Silva, graduating, co-author
Angelita dos Santos, graduating, co-author
BARBOSA, C. W. M., master, co-author
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ABSTRACT |
The development of virtual reality has been gaining more and more space in people's
lives. This evolution has caused great changes in the way of living, especially for
adolescents who spend a lot of time involved in this other reality. This encounter with the
virtual world cannot be considered good or bad, because technology is part of
contemporary life; the problem that has been identified in this case is the almost total
exchange of reality for the virtual world. In the clinical case, a 13-year-old adolescent is
gradually replacing his real life by virtual contacts. The adolescent is developing a virtual
dependence that leads him to create defenses so that family members do not interfere in
his choice. The patient has developed in his routine the habit of playing online games
with virtual friends and watching videos all night long. According to his report, he does
not pay attention to the videos that are being visualized, this virtual dependence makes it
impossible for him to wake up in the morning to develop his daily routines, such as
school, sports, and relationships with real people. The only real presence he maintains
contact with is his pet. When challenged about this behavior, the teenager develops
nervous breakdowns that attack his digestive system, causing constipation for up to a
week, often requiring hospital assistance to restore the intestinal system, and more
aggressive behavior than usual. During the first sessions, the patient began, on his own
initiative, a re-education regarding schedules and eating, developing his bedtime between
nine and ten o'clock at night, which showed a significant change in his behavior during
subsequent visits. |
Key Words: virtual reality; adolescent; habits. |
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Resumo ID 2704, enviado por: João Lindomar Serafini da Silva,
Da instituição: unifacvest. |