|
OFICINA DE ROBÓTICA NO PROCESSO EDUCACIONAL
|
DOS SANTOS, Tuany Nezi, Mestre em Práticas Transculturais, Professora de Inglês BALDESSAR, Juliano Correa, Mestre em Práticas Transculturais, Professor de Educação Física , , , , , , |
RESUMO |
Esta pesquisa propõe a utilização da Robótica no processo educacional, como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem. No decorrer do trabalho foram abordados: Cronologia da Robótica, Robótica educacional, conexões com a Base Nacional Comum Curricular, Linguagens de programação, Arduino, Ardublock, Scratch e S4A, abordando a Robótica na Educação Física e Língua Inglesa. Neste contexto o ponto primordial é a criação de uma Oficina de Robótica no processo educacional para professores, auxiliando os mesmos na utilização dos diferentes meios tecnológicos existentes, com materiais de baixo custo: placas arduino, softwares gratuitos e sucatas. Contemplando ao final aos docentes um curso de 20 horas aulas presenciais, um cronograma estabelecido, contendo a descrição e organização da oficina, ferramentas utilizadas, plano de ensino e planos de aulas. Almeja-se incutir a importância da Robótica aos docentes, posteriormente levando e aplicando nas Escolas aos discentes, quebrando paradigmas e buscando incorporar metodologias ativas, possibilitando aos alunos desenvolver o raciocínio lógico, a criticidade, a autonomia, gerando assim conhecimento científico, habilidades e competências importantes para as interações sociais - culturais de cada um e do grupo. |
Palavras Chave: Educação, Robótica, Oficina de aprendizagem, Tecnologia |
ROBOTICS WORKSHOP IN THE EDUCATIONAL PROCESS
|
DOS SANTOS, Tuany Nezi, Master's in Transcultural Practice, English Teacher BALDESSAR, Juliano Correa, Master's in Transcultural Practice, Physical Education Teacher , , , , , , |
ABSTRACT |
This research proposes the use of Robotics in the educational process, as a tool to assist the teaching-learning process. In the course of the work were addressed: Chronology of Robotics, Educational robotics, connections with the Common Base National Curriculum, Programming languages, Arduino, Ardublock, Scratch and S4A, addressing Robotics in Physical Education and English. In this context, the main point is the creation of a Robotics Workshop in the educational process for teachers, assisting them in the use of different existing technological means, with low-cost materials: Arduino boards, free software and scraps. Contemplating at the end of the teachers a course of 20 hours in-person classes, an established schedule, containing the description and organization of the workshop, tools used, teaching plan and lesson plans. The aim is to instill the importance of Robotics in teachers, subsequently taking and applying it to Schools in students, breaking standards and seeking to incorporate active methodologies, enabling students to develop logical reasoning, criticality, autonomy, thus generating scientific knowledge, skills and competences important for the social and cultural interactions of each one and the group. |
Key Words: Key words: Education, Robotics, Learning workshop, Technology. |
|
Resumo ID 2670, enviado por: Tuany Nezi dos Santos, Da instituição: Unifacvest. |