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RELAÇÃO DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO AS TELAS E O IMC EM ESCOLARES DE 6 E 7 ANOS DE IDADE
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SANTOS JUNIOR, Alex Sandro dos, Graduando em Educação Física, Acadêmico SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física (FURB), Mestre em Ciência da Computação (UFSC) e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST VEIGA, Fabiano Romero, Graduação em Educação Física (UNIPLAC), Mestrado em Educação (UNIPLAC), Professor e tutor EAD do curso de Educação Física UNIFACVEST , , , , |
RESUMO |
Introdução: Foram investigadas as influências das tecnologias na inclinação dos alunos a obesidade infantil. Objetivo: Analisar a relação entre o tempo gasto em frente às telas e o IMC de escolares do Ensino Fundamental I. Metodologia: Pesquisa de campo descritiva e diagnóstica. Fizeram parte da amostra 3 turmas com faixa etária de 6 e 7 anos de idade, totalizando 38 alunos, na fase dos anos iniciais do Ensino Fundamental I em 3 escolas, sendo 2 municipais e 1 estadual em Lages SC. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário previamente validado por 3 profissionais com experiência na área. Foram respeitados os protocolos de segurança da pandemia de Covid-19. Os dados foram analisados através de estatística básica (f e %) estão apresentados na forma de tabelas. Resultados: Os meninos possuem um percentual maior somando as idades e em cada idade que possuem TV no quarto. Levando em conta toda a amostra (n=38) 39,5% das crianças possuem TV no quarto. Em relação a toda a amostra 81,6% dos pais ou responsáveis responderam que controlam o tempo de exposição às telas. Levando em consideração toda a amostra, 47,4% praticam atividades extra curriculares. Os dados mostram que a maioria da amostra total não pratica atividades extra curriculares. Em relação a toda a amostra (meninos e meninas e independentemente da idade) a maioria (n=22, 58%) se encontra na ZS em relação ao IMC e (n=17, 42%) na ZR. Conclusão: O acesso as mídias e a participação em atividades de contra turno escolar sugerem uma relação com os resultados do IMC. |
Palavras Chave: Obesidade escolar. Educação infantil. Tecnologia. |
RELATIONSHIP BETWEEN SCREEN EXPOSURE TIME AND IMC IN 6- AND 7-YEAR-OLD STUDENTS
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SANTOS JUNIOR, Alex Sandro dos, Undergraduate Student in Physical Education, Student SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education (FURB), Master in Computer Science (UFSC) and PhD student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education Course UNIFACVEST VEIGA, Fabiano Romero, Bachelor in Physical Education (UNIPLAC), Master in Education (UNIPLAC), Professor and EAD tutor of the Physical Education course UNIFACVEST , , , , |
ABSTRACT |
Introduction: The influences of technologies on students' inclination to childhood obesity were investigated. Objective: To analyze the relationship between the time spent in front of screens and the BMI of Elementary School I students. Methodology: Descriptive and diagnostic field research. Three classes with ages between 6 and 7 years old were part of the sample, totalizing 38 students, in the initial years of the Elementary I Teaching in 3 schools, being 2 municipal and 1 state school in Lages, SC. As an instrument for data collection, a questionnaire previously validated by three professionals with experience in the area was applied. The Covid-19 pandemic safety protocols were followed. The data were analyzed using basic statistics (f and %) are presented in the form of tables. Results: Boys have a higher percentage adding up the ages and at each age who have TV in their bedroom. Taking into account the whole sample (n=38) 39.5% of children have TV in the bedroom. In relation to the entire sample, 81.6% of parents or guardians responded that they control the time of exposure to screens. Taking into consideration the whole sample, 47.4% practice extra curricular activities. The data show that the majority of the total sample does not practice extra curricular activities. Regarding the whole sample (boys and girls and regardless of age) most of them (n=22, 58%) are in the SZ in relation to BMI and (n=17, 42%) in the RZ. Conclusion: Access to media and participation in after-school activities suggest a relationship with BMI results. |
Key Words: School Obesity. Educação infantil. Tecnologia. |
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Resumo ID 2555, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA, Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST. |