APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

WOLF, Thainá, Graduanda em Educação Especial, Acadêmica

HENRIQUE, João, Graduando em Educação Especial, Acadêmico

PADILHA, Juliana, Graduanda em Educação Especial, Acadêmica

PEREIRA, Rosângela, Graduada em Pedagogia, Graduanda em Educação Especial, Acadêmica

MELO, Fabiana Carbonera Malinverni de, Graduada em Pedagogia. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem, Libras e Informática na Educação. Mestre em Ciência da Computação, Professora do Centro Universitário Unifacvest

RESUMO

O processo de ensino aprendizagem, muitas vezes, ainda consiste basicamente no modelo de aula expositiva tradicional. Algumas metodologias diferentes vêm sendo propostas por professores que visam promover mudanças em suas práticas pedagógicas, buscando uma aprendizagem mais significativa. A Metodologia Problematizadora ascende como uma forma transdisciplinar em que os estudantes aprendem a solucionar problemas reais ou simulados a partir de um contexto real. Configura-se em um ensino centrado no aluno, que deixa o papel sujeito passivo do conhecimento e assume o protagonismo de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa. Este trabalho constrói-se em um estudo teórico sobre a ABP como método transdisciplinar de aprendizagem, seus aspectos conceituais e como essa metodologia pode ser aplicada em Escolas de Ensino Básico para alavancar o processo educacional de forma que o protagonismo discente dentro do ensino aprendizagem possa despertar o interesse dos alunos, promover um ponto de ruptura no modelo tradicional e agregar valor à comunidade escolar.

Palavras Chave: Ensino-Aprendizagem. Metodologias. Práticas Pedagógicas. Aprendizagem Baseada em Problemas.

 

PROBLEM-BASED LEARNING IN BASIC EDUCATION

 

WOLF, Thainá, Undergraduate Student in Special Education, Student

HENRIQUE, João, Undergraduate Student in Special Education, Student

PADILHA, Juliana, Undergraduate Student in Special Education, Student

PEREIRA, Rosângela, Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Special Education, Student

MELO, Fabiana Carbonera Malinverni de, Graduated in Pedagogy. Specialist in Learning Disabilities, Libras and Informatics in Education. Master in Computer Science, Professor at Unifacvest University Center

ABSTRACT

The teaching-learning process often still basically consists of the traditional lecture model. Some different methodologies have been proposed by teachers who aim to promote changes in their pedagogical practices, seeking a more meaningful learning. The Problematizing Methodology rises as a transdisciplinary way in which students learn to solve real or simulated problems from a real context. It is configured in a student-centered teaching, which leaves the role of passive subject of knowledge and assumes the leading role of its own learning through research. This work is built on a theoretical study on PBL as a transdisciplinary method of learning, its conceptual aspects and how this methodology can be applied in Basic Education Schools to leverage the educational process so that student protagonism within teaching and learning can awaken students' interest, promote a breaking point in the traditional model and add value to the school community.

Key Words: Teaching-Learning. methodologies. Pedagogical practices. Problem Based Learning.

Resumo ID 2528, enviado por: Thainá Wolf,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.