|
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA
|
SÁ, Marcia Santos, Graduada em Pedagogia, Graduanda em Educação Inclusiva, Acadêmica NEGRI, Jennifer , Graduada em Pedagogia, Graduanda em Educação Inclusiva, Acadêmica SOUSA, Maria Eduarda Colombo , Graduanda em Educação Inclusiva , Acadêmica FONTOURA, Ana Paula Barros Barbosa, Graduanda em Educação Inclusiva , Acadêmica , , |
RESUMO |
Este trabalho apresenta uma análise sobre as principais tendências pedagógicas adotadas em nosso país, as quais sempre foram influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. Essas tendências são divididas em dois grupos: Tendências liberais e tendências progressistas. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise, estudar e aprimorar sobre as teorias de aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa quantitativa dos dados, a partir de sites bibliográficos, artigos, entre outros que possam apontar e delimitar sobre as tendências pedagógicas já aplicadas durante a trajetória histórica de nosso país. Assim constatamos que é inevitável a evolução das tendências e que é preciso mudar os paradigmas conservadores, pois todo o processo educacional deve ser sempre pensado, refletido e reavaliado a todo instante. Para que tenhamos uma educação de qualidade e educadores abertos a aquisições de novos conhecimentos se faz importante uma reflexão sobre sua prática pedagógica, vale lembrar que os educadores não devem expor uma só tendência de forma isolada, mas sim usufruir das demais e determinando qual momento adequado para trabalhar em sala de aula. |
Palavras Chave: Tendências Pedagógicas, Teorias de Aprendizagem, Prática Pedagógica |
PEDAGOGICAL TREND
|
SÁ, Marcia Santos, Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Inclusive Education, Student NEGRI, Jennifer , Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Inclusive Education, Student SOUSA, Maria Eduarda Colombo , Undergraduate Student in Inclusive Education, Student FONTOURA, Ana Paula Barros Barbosa, Undergraduate Student in Inclusive Education, Student , , |
ABSTRACT |
This work presents an analysis of the main pedagogical trends adopted in our country, which have always been influenced by the cultural and political moment of society. These trends are divided into two groups: Liberal trends and progressive trends. The objective of this study is to present an analysis, study and improve on learning theories. A quantitative research of the data was carried out, from bibliographic sites, articles, among others that can point and delimit on the pedagogical trends already applied during the historical trajectory of our country. Thus, we see that the evolution of trends is inevitable and that it is necessary to change conservative paradigms, as the entire educational process must always be thought, reflected and re-evaluated at all times. In order for us to have a quality education and educators open to acquiring new knowledge, it is important to reflect on their pedagogical practice, it is worth remembering that educators should not expose a single trend in isolation, but rather take advantage of the others and determining the appropriate moment. to work in the classroom. |
Key Words: Pedagogical Trends, Learning Theories, Pedagogical Practice |
|
Resumo ID 2156, enviado por: Marcia Santos de Sá da Silva, Da instituição: Unifacvest. |