PROJETO DE VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

DE LIZ, Andriele Capistrano, Graduanda em Educação Física, Acadêmica

SILVA, Edi da, Mestrado Multidisciplinar em Ciências da Saúde Humana (UNC), Especialização em Prática Escolar Numa Visão Psicopedagógica (UNIFACVEST). Graduada em Serviço Social (UFSC). Bacharel em Direito pela UNIFACVEST., Professora do Centro Universitário Unifacvest

FORNARI SOUSA, Francisco José, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Professor do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: O professor de Educação Física atua na Educação Básica em seus diferentes níveis. Objetivo: Realizar uma vivência prática na disciplina de Prática Pedagógica sobre a experiência do professor de Educação Física que atua na Educação Básica. Metodologia: Atividade: entrevistar um professor ativo de Educação Física, acerca de suas experiências docentes, contemplando as expectativas dos acadêmicos iniciantes do curso. Resultados: No dia 3 de junho/2022 foi realizada uma entrevista com um profissional de Educação Física. O professor entrevistado tem 43 anos, trabalha em uma escola pública com turmas de terceiro ano ao nono ano do Ensino Fundamental e tem em média 300 alunos. Ele disse que ser professor de Educação Física é gratificante e que escolheu este curso por ter facilidade e prazer por esportes. Teria investido na carreira militar caso não tivesse se tornado um professor. Seus obstáculos no começo da sua atuação eram o deslocamento pois ele morava em outra cidade. As maiores dificuldades em suas aulas era lidar com o comportamento de alguns alunos. Seus planejamentos pedagógicos são feitos com base nos livros didáticos e por meio da sua criatividade. Os métodos que ele utiliza é dar atenção para as crianças e adolescentes, fazer atividades em grupo proporcionando inclusão, respeito e não pode faltar um pouco de carinho com cada aluno. A instituição que trabalha oferece as condições necessárias para trabalhar. Ele considera a sua carreira profissional maravilhosa, pois com ela, ele aprende muito com os alunos. A mensagem que ele deixou para usar acadêmicos, futuros professores de educação física é: "Estudem, estejam sempre atualizados se aperfeiçoando fazendo cursos praticando leituras, ter sempre respeito com os alunos atenção dedicação e principalmente disciplina." Conclusão: Os objetivos da atividade foram alcançados, a vivência contribuiu na formação acadêmica e sugere a reflexão sobre a área de atuação do profissional de Educação Física.

Palavras Chave: Educação Física. Prática pedagógica. Formação docente.

 

PROJECT FOR PHYSICAL EDUCATION EXPERIENCE IN BASIC EDUCATION

 

DE LIZ, Andriele Capistrano, Undergraduate Student in Physical Education, Student

SILVA, Edi da, Multidisciplinary Master in Human Health Sciences (UNC), Specialization in School Practice in a Psychopedagogical View (UNIFACVEST). Graduated in Social Service (UFSC). Bachelor of Law by UNIFACVEST., Professor at Unifacvest University Center

FORNARI SOUSA, Francisco José, Bachelor's degree in Physical Education (FURB), Master's degree in Computer Science (UFSC). PhD student at the Graduate Program of the School of Life Sciences PUCPR., Professor at Unifacvest University Center

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: The Physical Education teacher works in Basic Education in its different levels. Objective: To make a practical experience in the discipline of Pedagogical Practice about the experience of the Physical Education teacher who works in Basic Education. Methodology: Activity: interview an active Physical Education teacher, about his teaching experiences, contemplating the expectations of the beginning students of the course. Results: An interview was conducted with a Physical Education professional on June 3/2022. The interviewed teacher is 43 years old, works in a public school with classes from third grade to ninth grade and has an average of 300 students. He said that being a Physical Education teacher is rewarding and that he chose this course because he enjoys sports. He would have invested in a military career if he had not become a teacher. His obstacles at the beginning were commuting, since he lived in another city. The biggest difficulties in his classes was dealing with the behavior of some students. His pedagogical planning is done based on textbooks and through his creativity. The methods he uses are to pay attention to the children and teenagers, to do group activities providing inclusion, respect, and a little bit of affection for each student. The institution he works for offers the necessary conditions to work. He considers his professional career wonderful, because with it he learns a lot from the students. The message he left for use academics, future physical education teachers is: "Study, always be updated improving yourself taking courses practicing reading, always have respect with students attention dedication and especially discipline". Conclusion: The objectives of the activity were achieved, the experience contributed to the academic training and suggests reflection on the area of action of the Physical Education professional.

Key Words: Physical Education. Pedagogical practice. Teacher training.

Resumo ID 1443, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.