O USO DO GOOGLE CLASSROOM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

 

SCHIOCHETT, Jussara Gabriela, Graduada em Farmácia, Farmacêutica

MUCK, Katia Eliane, Doutora e Mestra em Inglês. Graduação em Licenciatura-Língua Inglesa e Literat. L. Inglesa., Profesora de Ensino Superior

, ,

, ,

, ,

RESUMO

A ferramenta Google Classroom foi largamente utilizada pelas instituições de ensino quando o sistema educacional passou abruptamente do ensino presencial ao ensino online, por conta do necessário isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Considerando tal cenário, o presente estudo busca revelar a percepção docente do uso da ferramenta Google Classroom na educação infantil durante o período da pandemia de COVID-19 e investigar a capacitação recebida pelos docentes para a utilização da ferramenta. Para tanto, foi aplicado um questionário impresso com 17 perguntas, abertas e de múltipla escolha para os docentes de uma escola de educação infantil em uma cidade na região sul do Brasil. A pesquisa conta com 10 participantes e os resultados foram agrupados e estão na fase de análise. Os resultados preliminares mostram que utilizar do Google Classroom foi um desafio para as participantes. De acordo com os dados, devido a carência de capacitações, as docentes precisaram aprender a utilizar a plataforma sozinhas e, além disso, salientaram que foi necessário fornecer suporte aos pais sobre o uso da ferramenta. Sendo assim, mostra-se necessária a disponibilidade de treinamentos e de oferta de suporte tecnológico aos docentes e pais. Tais resultados são preliminares e não devem ser generalizados.

Palavras Chave: Google Classroom, Perspectiva de docentes, Educação infantil

 

THE USE OF GOOGLE CLASSROOM IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION DURING THE COVID-19 PANDEMIC

 

SCHIOCHETT, Jussara Gabriela, Graduated in Pharmacy, Pharmacist

MUCK, Katia Eliane, Ph.D. and M.A. in English Language. Bachelor's Degree in English Language and Literat. L. Literat., Higher Education Professor

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

The Google Classroom tool was widely used by educational institutions when the educational system abruptly switched from face-to-face teaching to online teaching, due to the necessary social distancing because of the COVID-19 pandemic. Considering this scenario, the present study seeks to reveal the teachers' perception of the use of the Google Classroom tool in early childhood education during the COVID-19 pandemic period as well as to investigate the training received by teachers to use this tool. For that, a printed questionnaire with 17 closed questions and open-ended questions was applied to the teachers of an early childhood education school in a city in the southern region of Brazil. The survey has 10 participants and the results have been grouped and are in the analysis phase. Preliminary results show that using Google Classroom was a challenge for participants. According to the data, due to the lack of training, the teachers had to learn to use the platform on their own and, in addition, they pointed out that it was necessary to provide support to parents on the use of the tool. Therefore, the availability of training and the provision of technological support to teachers and parents is necessary. Such results are preliminary and should not be generalized.

Key Words: Google Classroom, Perspective of teachers, Early childhood education

Resumo ID 1430, enviado por: Kátia Eliane Muck,

Da instituição: UNIFACVEST.