O OLHAR DE SER PROFESSORA: TRANSFORMANDO A VIDA DAS PESSOAS

 

SILVA, Jussara Aparecida da, Especialista em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia, Graduanda em Licenciatura Educação Especial, Acadêmica

GEVAERD, Mercedes Maria Gevaerd , Mestre em Educação e Cultura - UDESC, Especialização em Arte e Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Especialista em Tutoria em Educação a Distância UNIFACVEST., Professora do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Neste trabalho irei relatar um pouco sobre ser professor nos dias de hoje e relatar as minhas experiências sobre a minha prática profissional no âmbito educacional. Sabemos que nos dias de hoje ser professor é um grande desafio, pois a forma de ensinar se transformou ao longo dos anos e precisamos estar atentos a estas transformações para que os processos de ensino e aprendizagem sejam positivas no ambiente escolar. Sobre a formação docente como principal responsável pela qualidade da educação básica busca não apenas coordenar a intervenção no campo educacional, mas também transformar a identidade profissional do professor, garantindo coerência com a reforma das políticas educacionais, que devem contar com sua participação ativa. Com isso é necessário o profissional de educação internalize na sua função como docente uma nova ideologia profissional diante dos novos processos educativos, com o passar dos anos a forma de ensinar mudou e com ela nós precisamos buscar ativamente as formações continuadas, estudos particulares e formas de buscar o conhecimento para compreender a minha prática e principalmente os alunos. Este trabalho será desenvolvido através da realização de um vídeo e um trabalho escrito para a disciplina sobre a minha prática pedagógica, sobre as minhas vivências e momentos que atuo na Educação até os dias de hoje. Com a pesquisa bibliográfica e através da minha prática em sala de aula, observei o quão importante é o professor está atento aos seus alunos, observar e incluir cada estudante da sua maneira e respeitando os seus limites. Refletir sobre a ação e a função social que a escola exerce na vida das crianças e estudantes é fundamental, pois o planejamento da gestão, professores, a cultura e a sociedade que a escola está inserida se inter- relacionam de forma a contribuir com o desenvolvimento social de cada indivíduo. Com isso precisamos a cada dia contribuir enquanto professores ativamente da vida de nossas crianças e estudantes.

Palavras Chave: Formação Docente – Identidade Profissional – Formação Continuada.

 

THE LOOK OF BEING A TEACHER: TRANSFORMING PEOPLE'S LIVES

 

SILVA, Jussara Aparecida da, Specialist in Psychopedagogy, Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Special Education, Student

GEVAERD, Mercedes Maria Gevaerd , Master in Education and Culture - UDESC, Specialization in Art and Education from the University of Passo Fundo - UPF. Specialist in Tutoring in Distance Education UNIFACVEST, Professor at Unifacvest University Center

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

In this paper I will tell you a little about being a teacher nowadays and relate my experiences about my professional practice in the educational field. We know that being a teacher today is a great challenge, because the way of teaching has changed over the years and we need to be aware of these transformations so that the teaching and learning processes are positive in the school environment. On teacher education as the main responsible for the quality of basic education seeks not only to coordinate the intervention in the educational field, but also to transform the professional identity of the teacher, ensuring coherence with the reform of educational policies, which must count on their active participation. Thus, it is necessary for the education professional to internalize in his function as a teacher a new professional ideology in face of the new educational processes. Over the years, the way of teaching has changed and with it we need to actively search for continuing education, private studies, and ways of searching for knowledge to understand my practice and especially the students. This work will be developed through the making of a video and a written paper for the course about my teaching practice, my experiences, and the moments that I have worked in education up to the present day. With the bibliographic research and through my practice in the classroom, I observed how important it is for the teacher to be aware of his/her students, to observe and include each student in his/her own way and respecting their limits. Reflecting on the action and the social function that the school plays in the lives of children and students is fundamental, because the management planning, teachers, culture, and the society where the school is inserted are interrelated in order to contribute to the social development of each individual. Therefore, we need to contribute every day as teachers actively in the lives of our children and students.

Key Words: Teacher Education - Professional Identity - Continuing Education.

Resumo ID 1222, enviado por: Jussara Aparecida da Silva,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.