TEORIAS DA APRENDIZAGEM: CONCEITOS, IMPORTÂNCIA E PROCESSOS DE ENSINO

 

SILVA, Jussara Aparecida da, Especialista em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia, Graduanda em Educação Especial, Acadêmica

COSTA, Cleuzir Lauriele, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais, Graduada em Pedagogia, Graduanda m Licenciatura Educação Especial, Acadêmica

SILVA, Tatiane da, Especialista em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia, Graduanda em Educação Especial, Acadêmica

CEVEI, Vanessa de Sá Mota, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais Graduada em Pedagogia, Graduanda em Licenciatura Educação Especial, Acadêmica

RODRIGUES, Renato, Graduado em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Sociologia Política, Mestre em Direito, Doutor em Direito, Professor da disciplina Teorias de Aprendizagem UNIFACVEST., Professor do Centro Universitário Unifacvest

RESUMO

Este projeto desenvolvido na disciplina Teorias da Aprendizagem tem como objetivo principal apresentar suas principais teorias de aprendizagem, seus conceitos em relação ao desenvolvimento pedagógico e apresentar alguns pontos importantes sobre o processo de ensinar e aprender. Compreender o modo como os alunos aprendem e as condições necessárias para que esta aprendizagem aconteça; Tendo como objetivos identificar o papel do professor e aluno nas principais teorias de aprendizagem desenvolvidas, adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades e a compreensão das Teorias de Aprendizagem. A abordagem utilizada para compreensão foram pesquisas bibliográficas vamos apresentar as principais teorias de aprendizagens e suas considerações no desenvolvimento do ensino aprendizagem, a relação de professor e aluno durante o desenvolvimento de suas atividades e a forma que cada teoria abrange neste processo. Buscamos a Compreensão das teorias de Aprendizagem. Destacamos a Tradicional que baseia-se na reprodução, a Humanista que enfatiza as relações interpessoais, e a Sociocultural onde os fatores orgânicos e ambientais influenciam seu processo. Sabemos que existem diversas teorias que explicam a forma de ensinar e aprender deste algum tempo, com o passar dos anos elas foram se transformando e trazendo diferentes formas de compor a forma de ensinar e com isso apresentaremos brevemente o que cada uma delas nos traz e nos ensina.

Palavras Chave: Aprendizagem. Currículo. Professor

 

LEARNING THEORIES: CONCEPTS, IMPORTANCE AND TEACHING PROCESSES

 

SILVA, Jussara Aparecida da, Specialist in Psychopedagogy, Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Special Education, Student

COSTA, Cleuzir Lauriele, Specialist in Early Childhood Education and Early Years, Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Special Education, Student

SILVA, Tatiane da, Specialist in Psychopedagogy, Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Licentiate Special Education, Student

CEVEI, Vanessa de Sá Mota, Specialist in Early Childhood Education and Early Years Graduated in Pedagogy, Undergraduate Student in Special Education, Student

RODRIGUES, Renato, Graduated in Pedagogy, Specialist in Psychopedagogy, Master in Political Sociology, Master in Law, Doctor in Law, Professor of the subject Learning Theories UNIFACVEST., Professor at Unifacvest University Center

ABSTRACT

This project developed in the subject Theories of Learning has as main objective to present the main learning theories, their concepts in relation to pedagogical development and present some important points about the teaching and learning process. To understand how students learn and the conditions necessary for this learning to happen; Having as objectives to identify the role of the teacher and student in the main theories of learning developed, acquire knowledge, attitudes and skills and the understanding of Learning Theories. The approach used for understanding was bibliographic research. We will present the main theories of learning and their considerations in the development of teaching and learning, the relationship between teacher and student during the development of their activities and the way that each theory covers this process. We seek to understand the learning theories. We highlight the Traditional, which is based on reproduction, the Humanist, which emphasizes interpersonal relationships, and the Sociocultural, where organic and environmental factors influence its process. We know that there are several theories that explain the way of teaching and learning for some time, and that over the years they have been transforming and bringing different ways to compose the way of teaching.

Key Words: Learning. Curriculum. Teacher.

Resumo ID 1153, enviado por: Jussara Aparecida da Silva,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.