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DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICA INOVADORAS ASSISTENCIAIS SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
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FLORES, Ladyanne Kessin, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)., Enfermeira do Hospital e Maternidade Tereza Ramos. Docente do Centro Universitário UNIFACVEST. GRAF, Magali Maria Tagliari, Mestre em Educação, Enfermeira do Hospital e Maternidade Tereza Ramos. Docente do Centro Universitário UNIFACVEST. WEISSENBERG, Vanessa Cruz Corrêa, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional – Universidade Federal de Santa Catarina, Enfermeira do Hospital e Maternidade Tereza Ramos. Docente da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). , , , , |
RESUMO |
A pandemia da COVID-19 levou as instituições de saúde do mundo todo a mobilizar profissionais para realizarem diversas adequações relacionadas à estrutura e aos processos, além de formar equipes para atuarem diretamente no enfrentamento de uma doença desconhecida. Objetivo: Relatar a experiência da equipe multiprofissional acerca das estratégias de inovação da assistência aos pacientes internados em terapia intensiva adulto durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pela equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto durante a pandemia no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR). Este relato enfatiza o trabalho de uma enfermeira que atuou simultaneamente em dois setores protagonistas da pandemia,Resultado: Na UTI covid da referida instituição, todos os dias durante o round multidisciplinar era realizado um momento de educação permanente com os profissionais de saúde do setor. Desse modo, o round se tornou atrativo e dinâmico firmando a ideia de que a mudança na gestão e na assistência é mais concreta se construída com a autonomia e vontade das pessoas envolvidas [2]. A partir dessa busca diária por conhecimentos e atualizações, a enfermeira da referida unidade, iniciou precocemente a execução do POCUS (point-of-care ultrasound) - Ultrassom à beira do leito, para verificação de sondagem enteral, avaliação de estase gástrica e avaliação de globo vesical; avaliação da veia cava inferior para análise de fluido responsividade e na avaliação pulmonar, com rastreabilidade de trombose venosa profunda (TVP).conclusõe: O enfrentamento à pandemia exigiu a busca por inovação na gerência do cuidado, fator que contribuiu para o crescimento do enfermeiro enquanto líder do serviço. A experiência é considerada exequível nas demais instituições. A maior lição aprendida é que uma assistência baseada apenas em experiências obsoletas, checklists engessados ou hierarquia vertical, não gera resultados benéficos. |
Palavras Chave: Pandemia COVID-19; Unidade de Terapia Intensiva; Ultrassonografia de Intervenção |
DEVELOPMENT OF INNOVATIVE CARE PRACTICES FROM THE VIEW OF EDUCATION IN AN INTENSIVE CARE UNIT SUMMARY Introduction: The COVID-19
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FLORES, Ladyanne Kessin, Master's student at the Graduate Program in Nursing Care Management - Professional mode - Federal University of Santa Catarina (UFSC)., Nurse at the Tereza Ramos Hospital and Maternity. Professor at the UNIFACVEST University Center. GRAF, Magali Maria Tagliari, Master in Education, Nurse at the Tereza Ramos Hospital and Maternity. Professor at the UNIFACVEST University Center. WEISSENBERG, Vanessa Cruz Corrêa, Master's student of the Graduate Program in Nursing Care Management - Professional Mode - Federal University of Santa Catarina, Nurse at the Tereza Ramos Hospital and Maternity. Professor at the University of Planalto Catarinense (UNIPLAC). , , , , |
ABSTRACT |
The COVID-19 pandemic has led health institutions around the world to mobilize professionals to carry out various adaptations related to the structure and processes, in addition to forming teams to act directly in the fight against an unknown disease. Objective: To report the experience of the multiprofessional team about the innovation strategies of care for patients hospitalized in adult intensive care during the COVID-19 pandemic. Method: This is an experience report experienced by the multiprofessional team of the adult Intensive Care Unit (ICU) during the pandemic at Hospital e Maternity Tereza Ramos (HMTR). This report emphasizes the work of a nurse who worked simultaneously in two sectors that were protagonists of the pandemic,Result: In the covid ICU of that institution, every day during the multidisciplinary round there was a moment of permanent education with the health professionals of the sector. In this way, the round became attractive and dynamic, establishing the idea that change in management and care is more concrete if built with the autonomy and will of the people involved [2]. Based on this daily search for knowledge and updates, the nurse at that unit began early to perform POCUS (point-of-care ultrasound) - Bedside ultrasound, to check enteral tubes, assess gastric stasis, and assess bladder globe; evaluation of the inferior vena cava for fluid responsiveness analysis and in the pulmonary evaluation, with traceability of deep vein thrombosis (DVT).conclusion: Facing the pandemic required the search for innovation in care management, a factor that contributed to the growth of nurses as service leader. The experience is considered feasible in other institutions. The biggest lesson learned is that assistance based only on obsolete experiences, rigid checklists or vertical hierarchy does not generate beneficial results. |
Key Words: COVID-19 Pandemic; Intensive care unit; Interventional Ultrasound |
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Resumo ID 1118, enviado por: Magali Maria Tagliari Graf, Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST. |