|
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
|
CIRINO, Susana Zambam, Graduada em Educação Física UNIFACVEST, Professora de Educação Física em Rio Rufino, SC VEIGA, Fabiano Romero, Graduação em Educação Física (UNIPLAC), Mestrado em Educação (UNIPLAC), Professor e tutor EAD do curso de Educação Física UNIFACVEST. FORNARI SOUSA, Francisco José, Graduação em Educação Física (FURB), Mestrado em Ciência da Computação (UFSC). Doutorando no Programa de Pós-graduação da Escola de Ciências da Vida PUCPR, Coordenador, Professor e tutor EAD do curso de Educação Física UNIFACVEST , , , , |
RESUMO |
O processo de ensino e aprendizagem apresenta diversos elementos para que seja significativo na formação do sujeito, entre eles a avaliação, na qual identifica-se o desenvolvimento dos alunos, com relação ao conhecimento adquirido. A avaliação no campo da educação física escolar, bem como qualquer outra área do conhecimento, é um dos temas mais complexos, urgentes e emergentes da atualidade. Soma-se a isso o fato de que o professor de educação física tem em mãos uma disciplina com características próprias com relação a sua intervenção pedagógica, e, por conseguinte, também a forma de avaliar. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo investigar como se deu o processo de avaliação de ensino nas aulas de educação física em escolas do município de Rio Rufino, S.C. Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritiva e diagnóstica. Fizeram parte da amostra 4 professores da rede pública municipal e estadual do município de Rio Rufino, S.C. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico. Os dados foram analisados e apresentados de forma descritiva. Chegou-se a conclusão que os professores devem adotar diferentes critérios ao avaliar, levando em conta a prática, a presença, trabalhos com temas dirigidos ao esporte, apresentações teórico/práticas etc.; para que os alunos adquiram maior conhecimento, e assim o professor possa avaliá-los individualmente, não apenas pela capacidade física, mas pelo conhecimento que o mesmo adquiriu sobre os diversos temas que compõem a Educação Física escolar. |
Palavras Chave: Educação Física Escolar. Avaliação. Ensino-aprendizagem. |
ASSESSMENT IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION
|
CIRINO, Susana Zambam, Graduated in Physical Education UNIFACVEST, Physical Education teacher in Rio Rufino, SC VEIGA, Fabiano Romero, Bachelor in Physical Education (UNIPLAC), Master in Education (UNIPLAC), Professor and EAD tutor of the Physical Education course UNIFACVEST FORNARI SOUSA, Francisco José, Bachelor's degree in Physical Education (FURB), Master's degree in Computer Science (UFSC). PhD student at the Graduate Program of the School of Life Sciences PUCPR, Coordinator, Professor and EAD tutor of the Physical Education course UNIFACVEST , , , , |
ABSTRACT |
The teaching and learning process presents several elements so that it is significant in the formation of the subject, among them the evaluation, in which the development of the students is identified, in relation to the acquired knowledge. Assessment in the field of school physical education, as well as any other area of knowledge, is one of the most complex, urgent and emerging topics today. Added to this is the fact that the physical education teacher has a discipline with its own characteristics in relation to its pedagogical intervention, and, therefore, also the way of evaluating. In this sense, this work aimed to investigate how the teaching evaluation process took place in physical education classes in schools in the municipality of Rio Rufino, S.C. It was a field research, descriptive and diagnostic. The sample consisted of 4 teachers from the municipal and state public schools in the municipality of Rio Rufino, S.C. An electronic questionnaire was used as a data collection instrument. Data were analyzed and presented in a descriptive way. It was concluded that teachers must adopt different criteria when evaluating, taking into account practice, presence, work with themes directed to sport, theoretical/practical presentations, etc.; so that the students acquire greater knowledge, and so the teacher can evaluate them individually, not only for their physical capacity, but for the knowledge they have acquired on the various topics that make up the school Physical Education. |
Key Words: School Physical Education. Evaluation. Teaching-Learning. |
|
Resumo ID 1038, enviado por: Francisco José Fornari Sousa, Da instituição: UNIFACVEST. |