OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL: AS ATIVIDADES FORMATIVAS EM FOCO

 

ARRUDA, Arlene Aparecida de, Graduada em Pedagogia, Especialista em Metodologia Ativa, Mestre em Engenharia de Produção, Doutoranda em Educação., Docente tutora da UNIFACVEST

CAMARGO, Arleide Catarina Wolff, Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar e Assuntos Educacionais, Mestre em Sociologia Política., Docente tutora e coordenadora do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UNIFACVEST.

CAMINHA, Siomara Catarina Ribeiro, Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia: Clínica e Institucional, Mestre em Educação., Docente tutora da UNIFACVEST

LIMA, Cassiane Pires, Graduada em Ciência da Computação, Graduada em Pedagogia, Especialista em Redes de Computadores, Especialista em Mídias na Educação, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, Mestranda em Práticas Transculturais., Docente tutora da UNIFACVEST

MELO, Fabiana Carbonera Malinverni de, Graduada em Pedagogia, Especialista em Dificuldades de Aprendizagem, Especialista em Libras, Especialista em Informática na Educação, Mestre em Ciências da Computação, com habilitação em Informática na Educação., Docente tutora da UNIFACVEST

RESUMO

Este trabalho apresenta encaminhamentos e propostas desenvolvidas nos Cursos de Licenciatura da Instituição UNIFACVEST no processo de formação de professores/as para a Educação Básica. Neste processo o currículo possui uma sistematização teórico-metodológica para a inserção acadêmica no contexto educativo por meio da observação e da intervenção escolar, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a compreensão desse espaço e consolidem a vivência de experiências educacionais. O objetivo desse estudo é refletir sobre os desafios no processo de formação inicial tendo como foco as atividades formativas nos cursos de Licenciatura. A Licenciatura tem como proposta organizar o currículo de acordo com o contexto de cada polo onde os/as acadêmicos/as estão inseridos/as. Com esse olhar as atividades formativas objetivam proporcionar aos estudantes subsídios sob um viés crítico e reflexivo na formação inicial, também visa desenvolver ações interdisciplinares em cada semestre com o intuito de integrar os módulos semestrais. Sob essa perspectiva, a metodologia da observação participante e da intervenção em sala de aula estabelecem a formação e o pertencimento acadêmico. Para esse estudo, realizou-se uma análise qualitativa dos dados, a partir de relatos de egressos de cursos de Licenciatura desta instituição. Analisa-se que as atividades formativas realizadas na Instituição são trilhas que emergem no desencadear das escolhas curriculares, pois requerem estudos e ações metodológicas sob a perspectiva histórico-cultural. Assim, as atividades formativas orientam e estimulam os processos internos de desenvolvimento, os quais são os grandes desafios que se apresentam à docência. Nessa concepção, procura-se investir em estudos e pesquisas, no desencadear dos módulos, nas pistas que constituem o desenvolvimento humano no decorrer da aprendizagem escolar. Essa proposição intensifica as abordagens Vigotskyianas e os percursos constituintes da educação integral.

Palavras Chave: Atividades Formativas. Curso Formação Inicial. Instituição Escolar.

 

THE CHALLENGES OF INITIAL TRAINING: THE TRAINING ACTIVITIES IN FOCUS

 

ARRUDA, Arlene Aparecida de, Graduated in Pedagogy, Specialist in Active Methodology, Master in Production Engineering, Doctoral Student in Education., Tutor professor at UNIFACVEST

CAMARGO, Arleide Catarina Wolff, Graduated in Pedagogy, Specialist in School Management and Educational Affairs, Master in Political Sociology., Tutor teacher and coordinator of the Pedagogy Course in the EaD modality of UNIFACVEST

CAMINHA, Siomara Catarina Ribeiro, Graduated in Pedagogy, Specialist in Psychopedagogy: Clinical and Institutional, Master in Education., Tutor professor at UNIFACVEST

LIMA, Cassiane Pires, Graduated in Computer Science, Graduated in Pedagogy, Specialist in Computer Networks, Specialist in Media in Education, Specialist in Teaching for Vocational and Technological Education, Master's Student in Transcultural Practices., Tutor professor at UNIFACVEST

MELO, Fabiana Carbonera Malinverni de, Graduated in Pedagogy, Specialist in Learning Disabilities, Specialist in Libras, Specialist in Informatics in Education, Master in Computer Science, with qualification in Informatics in Education., Tutor professor at UNIFACVEST

ABSTRACT

This work presents referrals and proposals developed in the Licentiate Courses of the UNIFACVEST Institution in the process of training teachers for Basic Education. In this process, the curriculum has a theoretical-methodological systematization for the academic insertion in the educational context through observation and school intervention, with a view to the development of pedagogical practices that promote the understanding of this space and consolidate the experience of educational experiences. The objective of this study is to reflect on the challenges in the initial training process, focusing on training activities in Licentiate courses. The Licentiate has the proposal to organize the curriculum according to the context of each pole where the academics are inserted. With this view, training activities aim to provide students with subsidies under a critical and reflective bias in initial training, it also aims to develop interdisciplinary actions in each semester in order to integrate the semester modules. From this perspective, the methodology of participant observation and classroom intervention establish academic formation and belonging. For this study, a qualitative analysis of the data was carried out, based on reports from graduates of Licentiate courses at this institution. It is analyzed that the training activities carried out in the Institution are paths that emerge in the triggering of curricular choices, as they require studies and methodological actions from the historical-cultural perspective. Thus, training activities guide and stimulate internal development processes, which are the great challenges facing teaching. In this conception, we seek to invest in studies and research, in the triggering of modules, in the clues that constitute human development in the course of school learning. This proposition intensifies the Vygotskyian approaches and the constituent paths of integral education.

Key Words: Formative Activities. Initial Training Course. School Institution.

Resumo ID 1036, enviado por: Cassiane Pires Lima,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.