A RENOVAÇÃO EDUCACIONAL E O IMPACTO COM A TECNOLOGIA

 

CORRÊA, Ivanise, Graduanda em Tecnologia Educacional, , Pesquisadora

RONCAGLIO, Bruna Eloisa Alves, Graduanda em Tecnologia Educacional, Pesquisadora

COUTO, Denise Marciano, Graduanda em Tecnologia Educacional, Pesquisadora

BRITO, Luiz Mateus, Graduando e Tecnologia Educacional, Pesquisador

CARNEIRO, Willen Leolatto, Graduado em Ciências da Computação, Especialista em Sistema de Informação e Ciência da Computação., Orientador

RESUMO

A educação não é mais sinônimo de entrega de informações, mas sim de características de renovação constante, por esse motivo as escolas estão sendo convocadas a aprender, ou seja, devem seguir às novas exigências de formação e ensino que os indivíduos e cidadãos necessitam. É de se esperar que a escola tenha que se reinventar, os professores devem aproveitar a gama de saberes gerados pela presença das tecnologias digitais para sistematizar o ensino em sua prática, a aplicação e mediação de computadores e ferramentas multimídia em sala de aula depende em parte de como ele entende esse processo de transformação e como ele se sente em relação a isso, ele precisa verificar com qual dessas ferramentas vai se relacionar melhor. Nos últimos 10 anos a educação vem recebendo novas intervenções sobre a existência e implementação de tecnologias, mas não basta introduzir computadores nas escolas para que a prática docente possa ser redefinida, para que isso aconteça devemos envolver a formação constante dos educadores. As experiências multimídias em cenários escolares, resultaram em melhoras no dinamismo, ampliação das habilidades cognitivas, possibilidade de expansão da memória entre outras, isso ocorreu na medida em que facilitaram o compartilhamento do conhecimento, entre professores e alunos. A teoria e a prática relacionadas à tecnologia na educação têm tido impacto em todo o mundo, justamente porque as ferramentas e mídias digitais fornecem objetos pedagógicos capazes de renovar a interação, a criatividade e a comunicação tornando-o muito diferente dos produtos tradicionais baseados em escrita e impressão. É nessa perspectiva que é possível que professores da educação básica e diferentes níveis de ensino revisem conceitos que sustentam sua prática cotidiana, adquirindo e utilizando os conhecimentos necessários para a produção de vídeos digitais na sala de aula ou outras interfaces nas diversas disciplinas escolares para proporcionar motivação e aprendizado.

Palavras Chave: Professor. Renovação. Tecnologias da informação e da comunicação. Ferramenta de Apoio.

 

EDUCATIONAL RENEWAL AND THE IMPACT WITH TECHNOLOGY

 

CORRÊA, Ivanise, Student in Educational Technology, researcher

RONCAGLIO, Bruna Eloisa Alves, Student in Educational Technology, researcher

COUTO, Denise Marciano, Student in Educational Technology, researcher

BRITO, Luiz Mateus, Student in Educational Technology, researcher

CARNEIRO, Willen Leolatto, Graduated in Computer Science, Specialist in Information System and Computer Science, Master in Cross-Cultural Practices, Advisor

ABSTRACT

Education is no longer synonymous with the delivery of information, but with features of constant renewal, For this reason, schools are being called upon to learn, that is, they must follow the new training and teaching requirements that individuals and citizens need. It is to be expected that the school will have to reinvent itself, teachers must take advantage of the range of knowledge generated by the presence of digital technologies to systematize teaching in their practice, the application and mediation of computers and multimedia tools in the classroom depends in part on how he understands this process of transformation and how he feels about it, he needs to verify with which of these tools he will relate best. In the last 10 years education has been receiving new interventions about the existence and implementation of technologies, but it is not enough to introduce computers in schools for teaching practice to be redefined, For this to happen we must involve the constant training of educators. The multimedia experiences in school settings, resulted in improvements in dynamism, expansion of cognitive skills, possibility of memory expansion among others, this occurred to the extent that they facilitated the sharing of knowledge, between teachers and students. Theory and practice related to technology in education have had an impact all over the world, precisely because digital tools and media provide pedagogical objects that can renew interaction, creativity and communication making it very different from traditional products based on writing and printing. It is from this perspective that it is possible for teachers of basic education and different levels of education to review the concepts that underpin their daily practice, acquiring and using the knowledge needed for digital video production in the classroom or other interfaces in various school subjects to provide motivation and learning.

Key Words: Teacher. Renewal. Information and Communication Technology. Support Tool.

Resumo ID 1009, enviado por: IVANISE CORREA,

Da instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST - UNIFACVEST.