LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A CADEIA TÊXTIL E SUAS POSSIBILIDADES

TECENDO IDEIAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autor(es):

ERPEN, Andressa Lemos, Graduada em Farmácia e Bioquímica, Pós Graduada em Análises Clínicas e Toxicológicas, Mestre em Práticas Transculturais, Aluna de Mestrado

TEIXEIRA, Antônio Augusto Pedroso, Graduado em Administração, Mestre em Práticas Transculturais, Aluno de Mestrado

TEIXEIRA, Luiza Erpen, Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Aluna de Graduação

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Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

O setor têxtil, no Brasil, conta com uma variedade de indústrias interdependentes, incluindo desde a produção de matéria-prima e produtos intermediários, chegando às confecções. É a maior cadeia têxtil completa do ocidente, e no mercado interno representa 11% do total de empregos gerados no país. (ABIT, 2021).
Dado o potencial do ramo, surgiu a ideia da criação do site, um portal capaz de aproximar diferentes elos da cadeia produtiva do mercado de moda e confecção, visto que muitas vezes algumas informações não estão acessíveis ou disponíveis de forma ampla numa cadeia que engloba vários pontos essenciais, mas que embora interligados pela estrutura do mercado, nem sempre conversam entre si.

Objetivos:

Criação de um portal destinado ao setor têxtil para servir como um espaço de divulgação e busca de materiais e serviços a todos os envolvidos na cadeia produtiva da indústria da moda e vestuário. Pretende concentrar numa única plataforma o maior número possível de informações referentes ao ramo têxtil, atuar como uma ferramenta facilitadora aos entrantes e àqueles que já fazem parte do mercado aproximando clientes e fornecedores, e oferecer um espaço para apresentação das tendências do mercado.

Metodologia

Através de levantamentos bibliográficos e revisão da literatura fundamentamos nosso estudo. Entendemos que ao menos dois grandes vetores precisaram ser evidenciados para compreensão dos fatores que alicerçaram nossa proposta: a abrangência da indústria têxtil no cenário nacional, e a presença cada vez maior da internet e suas ferramentas tecnológicas na forma de fazer negócios. Contamos com auxílio de um profissional capacitado para a criação da estrutura, design e organização do site.

Considerações Finais:

A pesquisa teórica em questão demonstra a relevância do setor têxtil no âmbito nacional, e traça um paralelo com a tendência cada vez maior que as pessoas têm de realizar negócios online. Mostra que os inúmeros elos envolvidos numa indústria de tamanha força e impacto social tendem a obter visibilidade e ganhos, desde que acompanhem as mudanças do mundo moderno, atualmente conectado com o uso da internet e suas tecnologias digitais.

Referências Bibliográficas

ABIT- Associação da Indústria Têxtil e de Confecção. São Paulo, out, 2021. Disponível em: https://www.abit.org.br/noticias. Acesso em: 26 de out. 2021.
CALDEIRA, A.; DURÃO, D. H. V; PIZZOL, F. R.; PIZZOL. H. R.; BRASIL, W. D. Estratégias de cooperação para a competitividade no setor têxtil brasileiro. Revista Alcance, v. 22, n. 3, p. 333-348, 2015.
FUJITA, L. M. R.; JORENTE, M. J. A indústria têxtil no Brasil: uma perspectiva histórica e cultural. Revista ModaPalavra e-periódico, v. 8, n. 15, p. 153-174, 2015.
MARCHI, C. M. D. F. Estratégias na gestão de resíduos têxteis na região metropolitana de Estocolmo. Caderno Metrópoles, v. 22, n. 47, p. 273-296, 2020.
PEZZOLO, D. B. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 5. ed. São Paulo; Senac- São Paulo, 2019.
SHISHIDO, R. A Internet como Ferramenta de Negócios. Rio de Janeiro: SEBRAE- RJ, 2005.

Pôster id: 970, enviado por: Andressa Lemos Erpen

Instituição de Origem: Unifacvest: