|
|
Prática docente: formar para a reflexão |
|
Autor(es): SANTOS, Naiane Silva, Graduanda em Pedagogia, Aluna de Graduação PICCOLI, Bruna Cristina Torquato, Graduanda em Pedagogia, Aluna de Graduação CASTRO, Daiane Cristine, Graduanda em Pedagogia, Aluna de Graduação RODRIGUES, Renato, , Professor do Centro Universitário Unifacvest | |
Categoria: II Educação e comportamento; |
|
|
|
Introdução Na contemporaneidade mostra-se necessário debater acerca do professor e seu papel quanto ao caráter reflexivo de sua prática. Nessa discussão somam-se questões relacionadas ao conhecimento produzido na ação de ensinar e sobre esta. De tal modo, este trabalho se concentra em elucidar alguns pontos que estão em torno deste processo, visando à compreensão e ressignificação da prática. |
Objetivos: • Discutir aspectos relacionados à prática docente. |
Metodologia O presente trabalho é embasado pelo livro Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito, da autora Selma Garrido Pimenta. O mesmo foi desenvolvido a partir de discussões sobre o texto realizadas nas aulas presenciais da disciplina de Profissionalização Docente e com auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) através de orientações de Professor Renato Rodrigues. |
Considerações Finais: Na educação devido à necessidade de eficiência acaba-se perdendo, às vezes, o sentido da prática docente e a importância do professor para a construção de uma sociedade desenvolvida. Portanto, as discussões sobre a ação de ensinar enquanto processo de reflexão são fundamentais para o professor e todos os aprendizes, visto que é uma prática social, de reconstrução e emancipação humana. |
Referências Bibliográficas RODRIGUES, R.; GONÇALVES, J.C. Procedimento de metodologia científica. 10 ed. Lages SC: PAPERVEST, 2021. |
|
Pôster id: 949, enviado por: Naiane Silva dos Santos Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: |