LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

CARCINOMA DE CÉLULA ESCAMOSA EM FELINO

RELATO DE CASO

Autor(es):

CHINI,Eduardo, Graduando em Medicina Veterinária, Estudante do Centro Universitário Unifacvest

JAQUES,Diego, Graduando em Medicina Veterinária, Estudante do Centro Universitário Unifacvest

BORGES,Guilherme, Graduando em Medicina Veterinária, Estudante do Centro Universitário Unifacvest

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

As neoplasias estão cada vez mais em crescimento nos casos clínicos, sua variedade, sem uma origem correta e única, traz várias causas de doença(Parreira 2005), o carcinoma escamoso é considerado uma neoplasia maligna, sendo um tumor de pele que causa uma lesão difícil de ser curada, a principal questão gerada a sua incidência, é de reação da pele e luz solar, localiza-se na cabeça, pelos, orelhas, plano nasal e nos lábios(WHITE, 1991; GOLDSMITH, os tecidos com maior volemia são os maiores alvos nesse processo, ocorrendo desta forma suas neoformações em animais domésticos(MELO at,al 2018).

Objetivos:

No presente estudo foi possível ter um embasamento de qual seria a doença do animal por exclusão de exames, dado que as primeiras duas tentativas de exames não funcionam, desta forma após o antifúngico dar negativo, se escolheu as outras opções. Segundo Scott et al, (2001) o carcinoma de células escamosas tem os dois tipos de manifestações de lesão proliferativas e outra por lesão erosivas, neste caso o animal apresentava o tipo ulcerativo se apresentava mais superficiais e crostosas.

Metodologia

Foi atendida na Clinica escola de Medicina Veterinária, do centro Universitário Unifacvest, uma felina fêmea, SRDno plano nasal há aproximadamente 1 ano. A principal suspeita era de fungos, diante da relevância do tempo que permanecia a ferida foi feita a suspeita de carcinoma de células escamosas.

Considerações Finais:

Foi realizado exame de citologia por imprinting, mas devido a inflamação no local houve erro na leitura do exame. desta forma foi então realizada a cultura fúngica e através da resposta negativa foi diagnosticado o carcinoma de célula escamosa. Pode se concluir com este relato de caso, que a suscetibilidade de felinos de pelagem clara a neoplasias vem crescendo de forma exacerbada e é importante que seja dada a informação de cuidados corretos aos tutores, junto com acompanhamento periodicamente de um médico veterinário para cuidados previamente necessários.

Referências Bibliográficas

WHITE, R. A. S. The respiratory system In:______ WHITE, R. A. S. Manual of small animal oncology. British Small Animal Veterinary Association, p.281-287, 1991.
Melo, A, M, C de; et al. Carcinoma de células escamosas em felino doméstico – relato de caso. Revista científica de medicina veterinária. Ano X, n. 30, 2018
SCOTT, D. W.et al., Muller & Kirk’s small animal dermatology. 6 ed.Philadelphia: W. B. Saunders. 2001.
PARREIRA, I. M.; KEGLEVICH, E. As neoplasias em cães. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v.1, p. 1-32. 2005. Disponível em: Acessado em outubro de 2005.

Pôster id: 901, enviado por: EDUARDO CHINI SOUZA

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: