|
|
MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE TERAPIA PARA ALMA |
|
Autor(es): STUDZINSKI, Sabrina Mendes., Graduanda em Psicologia, Aluno de Graduação do Centro Universitário Unifacvest FOGAÇA, Marialice Lazzarotto., Graduanda em Psicologia, Aluno de Graduação do Centro Universitário Unifacvest FLORIANI, Grazielle Ferreira da Silva, Professora Msc em Psicologia, Professora do Centro Universitário Unifacvest , , | |
Categoria: I Qualidade de Vida e Saúde; |
|
|
|
Introdução A musicoterapia é o ramo da ciência que estuda e coloca em pratica terapias que podem ser realizadas com a música. Surgiu um aumento na realização desta forma de terapia no século XX, quando acontecia as guerras, trava pacientes com stress pós-traumático, ouvimos falar sobre a musicoterapia a pouco tempo, mas tem diversas civilizações já eram utilizada essa forma. |
Objetivos: A ideia do projeto é pesquisar formas de colocar em pratica terapia musical. Dessa forma evidenciar melhorias da terapia com a música, e sua capacidade de provocar mudanças no corpo fisicamente e mentalmente. |
Metodologia É interessante e confiável pesquisar sobre o assunto, visto que a musica tem sido cada vez mais presente na vida e no cotidiano das pessoas. Sabemos que a musica provoca sentimentos, sensações, alegria, tristeza, melancolia, lembranças boas e ruins. Em estudo se torna relevante para a ciência, para a psicologia e para a sociedade, visto que não há muitos pesquisadores sobre este assunto. |
Considerações Finais: Por meio dos sons, podemos tocar outras instâncias e o que mostra a musicoterapia, ao procurar desenvolver potenciais, restaurar funções de saúde do indivíduo através de reabilitação, prevenção ou tratamento. O ambiente pode ser desde um consultório repleto de temas musicais, onde o paciente expressa seus sentimentos, até uma cama de hospital. O processo tende a facilitar comunicação, relacionamento, aprendizagem, além de objetivos terapêuticos, atingindo esferas físicas, mentais, sociais e cognitivas. A consideração que temos de que as pessoas precisam saber mais sobre o assunto, pois um meio de tão fácil acesso pode nos ajudar de uma maneira incrível. |
Referências Bibliográficas CUERVO, L. Articulações entre Música, Educação e Neurociências: ideias para o Ensino Superior. IN: 7 SIMCAM – Simpósio de cognição e artes musicais. Brasília: |
|
Pôster id: 893, enviado por: Marialice Lazzarotto Fogaça Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: |