LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Manifestações bucais devido alterações hormonais em mulheres no climatério

Autor(es):

LIMA Amanda , Graduando em ODONTOLOGIA UNIFACVEST , Graduando em odontologia UNIFACVEST

LEITÃO Kaio , Graduando em odontologia UNIFACVEST ,

SILVA Mário , Graduando em odontologia UNIFACVEST ,

BISON Natália , Graduanda em odontologia UNIFACVEST ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O climatério é um período de transição entre a fase produtiva e não produtiva, o período inicial pode variar entre 34 anos até os 65 anos ( Notelovitz 1988; Aldrighi E Pires, 2002). A menor pausa é o momento mais importante à ser considerado, por conta de ser a última menstruação consideravelmente espontânea do ciclo menstrual feminino.
Quanto à saúde bucal, sabe-se que as mulheres tende a desenvolver várias doenças( depressão, variações hormonal, estresse, ansiedade, entre outros ), que por sua vez acabam influenciando de forma direta na saúde bucal.Na fase da puberdade e maturidade as mulheres apresentam grandes concentrações de: estrógeno e progesterona, ( hormônios sexuais) …

Objetivos:

O presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender as intercorrencias bucais relacionadas às alterações hormonais em mulheres no período de climaterio, o qual influencia e torna mais suscetível o desenvolvimento de doenças orais.
Dessa maneira, é essencial que o cirurgião dentista tenha conhecimento sobre o assunto, para que possa aplicar métodos de prevenção e tratamento eficazes e de qualidade.

Metodologia

Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura, onde o intuito da pesquisa foi mostrar a influência das alterações hormonais durante o climatério nos tecidos bucais e qual seria o papel do profissional cirurgião dentista. Houve a busca de artigos nas bases eletrônicas, SciELO, PubMed e Google Schoolar utilizando as palavras-chaves em português e inglês selecionadas de acordo com a classificação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): menopausa/menopause, climatério (…)

Considerações Finais:

Deve-se ressaltar que a dieta e hábitos dessas mulheres devem ser orientados pelo dentista. A má higienização, uma dieta rica em sacarose e habitos deletérios como o tabagismo, influenciam diretamente no desenvolvimento de todas as desordens, tais como os problemas periodontais, ósseos, hipossalivação, entre outros.
Salienta-se a importância da higiene através dos diferentes
tipos de escovas unituto, bituto e interproximais caso necessário, o uso de dentifrícios fluoretados e do fio dental diariamente.
A prevenção, o rigoroso controle de placa e a educação em saúde bucal nos períodos da vida feminina antecedentes ao climatério, sendo assim, o melhor meio de minimizar a ( … )

Referências Bibliográficas

Spezzia S, Calvoso Júnior R. A saúde bucal da mulher no climatério. ClipeOdonto 2012; Acesso em: 25 set.2022.
De Oliveira, Natália. pereira. Gomez, Nicolás Antonio Douglas. Influência das alterações hormonais advindas do climatério nos tecidos bucais. ABCS Health Sci. 2019; 44(3):203-208. Acesso em: 25 set. 2022.

Pôster id: 873, enviado por: Kaio José Carvalho leitão

Instituição de Origem: Unifacvest :