LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

OS DESAFIOS DO ENSINO DE IMUNOLOGIA NA GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE

Autor(es):

RIBEIRO FILHO, Alexandre Antunes, Graduando em Biomedicina e Gestão Ambiental, Mestre em Botânica e Doutor em Ecologia, Professor do Centro Universitário UNIFACVEST

, ,

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

O conhecimento sobre o sistema imunológico é de suma importância para a compreensão do equilíbrio do organismo com relação às suas interações com o ambiente e com os microrganismos (ABBAS et al., 2017).
Portanto, lecionar Imunologia demanda estratégias de ensino-aprendizagem que devem promover ao estudante um aprendizado significativo e atrelado ao cotidiano, que propicie a apreensão dos conceitos da disciplina, assim como outras habilidades, como o trabalho em equipe, o pensamento crítico, científico e investigativo (MANZONI-DE-ALMEIDA et al., 2020; NATALE et al., 2019; CASTOLDI; ALBIERO, 2022).

Objetivos:

Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de docência do autor no desenvolvimento didático da disciplina de imunologia em cursos de graduação da área da saúde de um Centro Universitário situado na Serra Catarinense.

Metodologia

Este trabalho é um relato da experiência do autor como docente atuando no ensino- aprendizagem da disciplina de imunologia.

Considerações Finais:

As atividades avaliativas demonstraram um avanço no ensino-aprendizado dos discentes ao longo do período (2018-2021), resultado este advindo do incremento de diversas estratégias didáticas de ensino-aprendizagem, aprimoradas com o emprego das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Os índices de abandono e reprovação na disciplina foram significativamente reduzidos com a intensificação do emprego destas estratégias didáticas de ensino-aprendizagem utilizando diferentes abordagens e ferramentas como os TICs.

Referências Bibliográficas

ABBAS, A. K., LICHTMAN, A. H., & PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
BOLLELA, V. R., SENGER, M. H., TOURINHO, F. S. V., & AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina, n.47, p. 293- 300, 2014. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300 CASTOLDI, L.; ALBIERO, L.R. Ensino de Imunologia: atividades na graduação e no ensino médio. Sci. Elec. Arch., n. 15, January 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.36560/15120221488
MANZONI-DE-ALMEIDA, D., DALOSSI, T. G., & LOPES, S. M. The development and characterization of a sequence of teaching on scientific argumentation in the immunology classes for high school students in health. Atas de Saúde Ambiental, n. 8, p. 160-164, 2020. https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/2278/1562

Pôster id: 862, enviado por: Alexandre Antunes Ribeiro Filho

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: