LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Nanopartículas e a nova forma de produzir vacinas

Orientação: Professora Gabriela Bassi das Neves

Autor(es):

JUNIOR, Valdenir Teixeira dos Reis., Graduando em Biomedicina, Aluno de Graduação

, ,

, ,

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Durante anos, fomos expostos a vários tipos de patógenos infecciosos. Isso influenciou nosso corpo a criar uma defesa natural: o Sistema Imunológico. A imunogenicidade é a capacidade que uma molécula apresenta de induzir uma resposta imune. O sistema imune utiliza isso para prover uma resposta rápida e eficaz em infecções. Mas, e se pudéssemos tornar ainda mais prática esta resposta? A nanotecnologia é uma ciência nova voltada ao uso de materiais em escala nano. Ao introduzir e controlar a liberação de proteínas imunogênicas nestes materiais, obtemos uma maior resposta imunológica, menor taxa de toxicidade por biodegradação e ação em células não ligadas ao sistema imune/patógeno.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de literatura, sobre o uso da nanotecnologia como ferramenta para potencialização da resposta imunológica em humanos, como realizada na vacina desenvolvida contra o SARS-Cov2.

Metodologia

Para a realização deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica quantitativa e qualitativa de caráter de ensino e aprendizado acerca do tema abordado. Foram utilizados livros, site e artigos científicos no período de 2002 a 2022 para a formação do conhecimento acerca do assunto, seguido da síntese de informações que constam no presente trabalho.

Considerações Finais:

Cidades inteligentes trazem ao nosso imaginário carros voadores, construções sustentáveis e energias renováveis. Mas nestas, também será necessário o suporte a saúde, com a empregabilidade de práticas eficientes na prevenção, diagnóstico e tratamento. A aplicação de vacinas, rastreio de corpos estranhos e técnicas de imunologia serão utilizadas com facilidade em qualquer laboratório de análise ou ambulatório. Hoje, já notamos o impacto destas tecnologias ao analisar a eficiência na imunização contra o Sars-Cov2. Para que estas cidades existam, é fundamental o investimento em pesquisas e o desenvolvimento de técnicas, obtendo resultados eficientes, rápidos e sensíveis.

Referências Bibliográficas

SIQUEIRA-BATISTA, R et al. Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Ciênc. educ., v.16, n.2. 2010.
BARRETO, M. C.; VASCONCELOS, H. C. Como as nanopartículas nos defendem da COVID-19: entregas da vacina de RNAm diretamente às células. Açoriano Oriental, Açores Magazine, UAciência., p. 10-11. 2021.
ROSSI-BERGMANN, B. A nanotecnologia: da saúde para além do determinismo tecnológico. Cienc. Cult., v.60, n.2. 2008.
MORAES, A. iClinic. 2022. Nanotecnologia na medicina: o que é e quais seus impactos. Disponível em: https://blog.iclinic.com.br/nanotecnologia-na-saude/. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
HYDE, R. M. Nacional Medical Series para Estudo Independente – Imunologia. 4. ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2002.
SILVA, A. de S et al. Nanotecnologia aplicada no enfrentamento da COVID-19. Brazilian Journal of Development., v.7, n.12, p. 113420-113438. 2021.

Pôster id: 832, enviado por: Valdenir Teixeira dos Reis Junior

Instituição de Origem: Centro Universitário FacVest: