LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autor(es):

MARCELINO, Fernando, Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Docência do Ensino Superior, Psicologia do Trânsito, Anatomia e Patologia Associadas, Mestre em Práticas Transculturais, Professor., Professor Centro Universitário Unifacvfest

MARCELINO, Gisele Aparecida Tomazi, Graduada em Ciências Biológicas, Graduanda em Enfermagem, Aluna de graduação

ANDRADE, Fabrício de, Graduando em Enfermagem, Aluno de graduação

PEREIRA, Renata S, Bacharel em Odontologia, Acadêmica de Enfermagem, Dentista e Graduanda de Enfermagem

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Os conteúdos relacionados ao ensino estão cada vez mais diversificados. Com a introdução dos recursos digitais a aprendizagem inovou e junto com a utilização de tecnologias facilitando o acesso a informações. Porém ela precisa estar adaptada ao contexto da sala de aula e a realidade do aluno. A presença de elementos audiovisuais na escola guarda uma série de possibilidades como elemento de atração ou de reforço do interesse do aluno, despertando a sua curiosidade e motivando-o (FERRÉS,1996). Nota-se uma mudança nas expectativas dos alunos com relação as aulas. As dinâmicas e os recursos visuais estão cada vez mais relacionadas ao bom aprendizado.

Objetivos:

Identificar a melhora na qualidade do ensino com a introdução de recursos digitais em sala de aula.

Metodologia

Realização de pesquisa bibliográfica feita através de levantamento que permita avaliar a melhora do conhecimento e da integração do aluno com as disciplinas em geral, utilizando ferramentas audiovisuais no aperfeiçoamento do conhecimento e atratividade do saber em sala de aula. A procura por referências publicadas em livros e artigos em publicações digitais ou físicas para poder analisar o a importância dos recursos em sala de aula.

Considerações Finais:

A inserção de recursos audiovisuais em sala de aula deve ser tratada como uma forma de complemento ao conhecimento e fixação do conteúdo por parte dos professores. Sabemos que há várias formas de aprendizado e que existem pessoas que se identificam mais com fala ou escrita ou ainda por meio de visualização. Já faz parte da metodologia das aulas a fala e escrita, pois são raras as salas de aulas que não possuem quadro e uma ferramenta de escrita. O professor está ali como mediador do saber e cabe a ele identificar e se possível inovar a forma de lecionar. A internet em sala de aula possibilitou uma enorme diferenciação no ensinar.

Referências Bibliográficas

Referências
MASETTO, Marcos T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In. CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Campinas-SP: Papirus, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 11-20. (Coleção Práxis).
MORAN. José Manuel. Novos caminhos do ensino a distância, Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, 2002.

Pôster id: 797, enviado por: Gisele Aparecida Tomazi Marcelino

Instituição de Origem: Unifacvest: