LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Energia Termosolar

Autor(es):

SANTOS, Luiz Felipe dos., Graduando em Engenharia Civil, Aluno de Graduação

GOULART, Felipe Ribeiro., Graduando em Engenharia Civil, Aluno de Graduação

PATRÍCIO, Eduardo Rodrigues., Graduando em Engenharia Civil, Aluno de Graduação

SÁ, Franciéli Lima de., Doutora em Engenharia Elétrica, Professor do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

O cenário energético mundial vem passando por momentos preocupantes nos últimos anos, com grande risco de crises energéticas em vários países, incluindo o Brasil. Ocasionada principalmente por grandes períodos de escassez hídrica, a situação se intensificou ainda mais neste ano, sobretudo em países europeus, devido a guerra da Ucrânia, ocasionando um aumento na utilização de combustíveis fósseis. Buscando suprimir o risco de desabastecimento e a obtenção de energia elétrica renovável e limpa, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas. Entre elas, estão as usinas termosolares ou heliotérmicas, que utilizam a luz do sol e espelhos para produzir energia sem emissão de gases ou poluição.

Objetivos:

O objetivo deste estudo é instigar acadêmicos e docentes do Centro Universitário Unifacvest, bem como a população em geral, para que se aprofundem e busquem, cada vez mais, informações sobre a energia termosolar e sobre as mais diversas tecnologias que surgem a cada momento e que podem melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida e, ao mesmo tempo, preservar nosso planeta.

Metodologia

O tipo de pesquisa utilizada no presente estudo foi tanto descritiva como exploratória e os procedimentos empregados na coleta dos dados foram pesquisas bibliográficas e documentais, com abordagem qualitativa e foco no estudo do funcionamento das usinas termosolares e seus benefícios produtivos e para com o meio ambiente. Como se trata de uma tecnologia relativamente nova, não foram impostos limites sobre as datas das publicações.

Considerações Finais:

Após a realização das pesquisas e obtenção de dados sobre a produção de energia termosolar, percebeu-se que a mesma tem grande potencial e é uma excelente alternativa às fontes convencionais, por possibilitar a produção de energia renovável e livre de emissões que poderiam prejudicar o meio ambiente. Outro fator importante observado, é que essa forma de produção de energia se destaca sobre a energia fotovoltaica, já que permite a produção à noite e em dias chuvosos, através do sal fundido que, depois de aquecido, pode ser armazenado em tanques térmicos isolados e utilizado quando for necessário.

Referências Bibliográficas

ANEEL, 2015. Projeto estratégico: "Desenvolvimento da tecnologia nacional de geração heliotérmica de energia elétrica". Agência Nacional de Energia Elétrica. Brasília, 2015.
LODI, C. 2011. Perspectivas para a geração de energia elétrica no Brasil utilizando a tecnologia solar térmica concentrada. Rio de Janeiro, 2011.
GIZ - Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) 2014. Parabolic Trough, State of the art and market overview. Federal Ministry for Economic Cooperation and Development, Berlin, Alemanha.

Pôster id: 770, enviado por: Luiz Felipe dos Santos

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: