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Geografia e letramento: jogos de tabuleiro

Autor(es):

Oliveira,cristian, Doutor, licenciatura em pedagogia, Professor

Lima, Carla, Graduando em pedagogia, Acadêmica em pedagogia

Bittencourt, larissa, Graduando em pedagogia, Acadêmica em pedagogia

Varela, Mariana, Graduanda em pedagogia , Acadêmica em pedagogia

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido nas aulas concepções e conteúdo de história e geografia, o jogo de tabuleiro, tem como público alvo séries iniciais: O Objetivo foi mostrar aos estudantes o caminho de casa para a escola e vice versa. As habilidades desenvolvidas respeitaram o que preconiza o currículo do território catarinense e a base comum curricular. Cabe ressaltar que atividade como essa contribuem para a formação docente.

Objetivos:

•Compreender. desenvolver as habilidades das crianças. como o raciocínio, coordenação motora e interação social.
•Ajuda nas noções cartográficas, para que as crianças consigam localiza-se no espaço de casa para a escola.

Metodologia

A elaboração desse trabalho, foi apartir de um plano de ação. Posteriormente utilizamos duas cartolinas. foi desenhado alguns quadrados no aplicativo (word). com o auxílio do professor. depois foi tirado algumas cópias para colar nas cartolinas, logo depois, foi pesquisado algumas imagens para colar junto ao cartaz as (casinhas ) do jogo De trilhas foi feito na mão, medindo e colorindo para tudo ficar de acordo com um jogo para crianças, foi também comprados bonequinhos e um dado. Foi apresentad

Considerações Finais:

O trabalho foi desenvolvido com pesquisas. com diálogos, pensando no desenvolvimento da criança com o jogo. Para o melhor aprendizado as crianças, incentivando elas. ajudando a conhecer-se o melhor caminho da escola para casa, assim eles conhecem melhor a trajetória até sua casa.

Referências Bibliográficas

SANTOS. Milton, A urbanizaçao brasileira. Sao Paulo; Huc1TEC, 1993a.
SANTOS, Milton. A organização interna das cidades: a cidade caótica. In: SANTOS. Milton. A urbanizaçao brasileira. sao Paulo: HUCITEC, 199%. (p. 95-97)
Curricula base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense / Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educaçao. Florianópolis : Secretaria de Estado da Educação, 2019.
BRASIL Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018.
FREIRE. p. (1997). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: paz e Terra.

Pôster id: 769, enviado por: Mariana varela

Instituição de Origem: UNIFACVEST :