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A INTERAÇÃO DE CRIANÇAS E ESTUDANTES COM O MEIO AMBIENTE NO ÂMBITO URBANO E RURAL
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Autor(es):
OLIVEIRA, Cristian, Doutor, Licenciatura em Pedagogia , Professor do Centro Universitário Unifacvest
ANDRADE, Andresa, Graduanda em Pedagogia , Acadêmica de Pedagogia.
SELLERI, Camille, Graduanda em Pedagogia., Acadêmica de Pedagogia.
THOMÉ, Julia, Graduanda em Pedagogia., Acadêmica de Pedagogia.
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Categoria: II Educação e comportamento; |
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Introdução Este projeto foi desenvolvido nas aulas de
concepções de história e geografia. Quando
encontramos o desafio de ensinar por meio do
processo lúdico envolvendo práticas que
colaborem com as habilidades e competências do
currículo escolar geográfico.
Com isso, se faz necessário implantar práticas que
conscientizem as crianças e estudantes sobre a
relação entre o campo e a cidade e de que forma
ambos são importantes para a convivência social. |
Objetivos: Explicar a importância da conservação do meio
ambiente a partir de uma maquete cartográfica.
Distinguir o espaço rural e urbano no ambiente
escolar.
Ilustrar de forma lúdica a diferença de espaço
urbano e rural. |
Metodologia O estudo inicial foi elaborado a partir de um plano de
ação, que consistia em uma pesquisa bibliografia e
análise preliminar sobre o tema da pesquisa. Em
seguida, entramos em ação e elaboramos um projeto,
que equivale a um rascunho do projeto.
Com base no que estudamos e desenvolvemos,
articulamos uma maquete cartográfica distinguindo
as diferenças do meio urbano e rural |
Considerações Finais: Neste trabalho, concluímos a importância do ensino
geográfico para crianças e adolescentes no âmbito
escolar, com isso, abordado o tema de
conscientização sobre o meio ambiente, ensinamos a
notoriedade do mesmo.
Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é
nele onde estão os recursos naturais necessários
para a nossa sobrevivência. A degradação do meio
ambiente que ocorre por meio de alterações químicas
ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de
substâncias.
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Referências Bibliográficas
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo:
HUCITEC, 1993a.
SANTOS, Milton. A organização interna das cidades: a
cidade caótica. In: SANTOS, Milton. A urbanização
brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993b. (p. 95-97)
Currículo base da educação infantil e do ensino
fundamental do território catarinense / Estado de Santa
Catarina, Secretaria de Estado da Educação. –
Florianópolis : Secretaria de Estado da Educação, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum
Curricular. Brasília, 2018.
FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes
necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e
Terra. |
Pôster id: 752, enviado por: Julia Thomé da Luz
Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest : |