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GEOGRAFIA E HISTÓRIA: JOGOS E BRINCADEIRAS NO CAMINHO ESCOLAR

Autor(es):

OLIVEIRA, Cristian , Doutor, Licenciatura em pedagogia, Professor do centro Universitário//SOUZA,Debora Graduanda em pedagogia OLIVEIRA, Camila Graduanda em pedagogia. SANTOS ,Marlize Graduanda em pedagogia. MOURA ,Claiton Graduando em pedagogia

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Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

O projeto foi desenvolvido nas aulas de
concepções história geografia .o ponto de partidas
e deu por meio de uma confecção de jogo de
tabuleiro 3D. O Plano de ação versou a seguinte
organização utilização de livros Pesquisas em
diferentes sites e matérias recicláveis. Por fim,
nossa intenção se resume em explorar o raciocínio
dos alunos na sua localização no território local no
entorno do escolar, trabalhando a cognição e o
desenvolvimento de forma simples, prática e
lúdica no ambiente escolar.

Objetivos:

Conhecer os pontos cardeais e colaterais das rosas
ventos.
Identificar pontos de localização ao entorno
escolar.
Expressar pra minha de brincadeira
desenvolvimento de habilidades e competências
da categoria lugar no início geografia.

Metodologia

Este projeto, baseou-se em uma estratégia de
jogo em 3D. Foi realizada uma pesquisa, sobre os
elementos de localizações cartográficas, como
por exemplo: rosa dos ventos.
Alguns critérios e métodos, foram a coleta de
dados, por fim limitamos o objeto de
conhecimento.

Considerações Finais:

Neste trabalho conta, o quanto se faz necessário
trabalhar o ensino de geografia a partir do lúdico.
Com isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro na
perspectiva da categoria geografia de lugar de
vivências. O produto será aplicado no cotidiano de
uma turma de anos iniciais.

Referências Bibliográficas

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo:
HUCITEC, 1993a.
SANTOS, Milton. A organização interna das cidades: a
cidade caótica. In: SANTOS, Milton. A urbanização
brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993b. (p. 95-97)
Currículo base da educação infantil e do ensino
fundamental do território catarinense / Estado de Santa
Catarina, Secretaria de Estado da Educação. –
Florianópolis : Secretaria de Estado da Educação, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum
Curricular. Brasília, 2018.
FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes
necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e
Terra.

Pôster id: 730, enviado por: camila arcenio de oliveira

Instituição de Origem: unifacvest: