LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Observando, caminhando e aprendendo:

O lúdico no ensino de geografia

Autor(es):

OLIVEIRA, Cristian, DOUTOR, Licenciatura em pedagogia , Professor do Centro Universitário Unifacvest, concepção e conteúdo de história e geografia

RODRIGUES, Tainara , Graduando pedagogia , Aluna do Centro Universitário Unifacvest

SANTOS, Marcela, Graduando pedagogia , Aluna do Centro Universitário Unifacvest

COSTA, Milene , Graduando pedagogia , Aluna do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Este projeto foi desenvolvido nas aulas de concepções e conteúdos de história e geografia. O jogo busca aproximar as crianças uma das outras na sala de aula, permitindo a interação, o companheirismo e o diálogo entre eles, possibilitando que os mesmos tenha um aprendizado sobre a geografia de uma forma divertida, acolhedora e emancipadora.

Objetivos:

Compreender a organização dos espaço e a localizar-se nele.

Metodologia

Primeiro passo: criamos nosso grupo e elaboramos o plano de ação. Após efetivado o projeto, solicitamos a aprovação do orientador, e partimos para a prática.
Para criação do tabuleiro os recursos utilizados foram papelão, tinta guache, pincel, revistas para recorte, cola, cartolina e caneta. Para finalizar apresentamos para turma.

Considerações Finais:

Assim, podemos concluir que a ida e a vinda pelos caminhos de casa para a escola e vice‐ versa são uma forma de a criança poder manifestar sua singularidade. A observação das crianças é essencial para o processo de aprendizagem sugira que eles reparem se há construções, rios, árvores, se andam em linha reta, se passam por muitas curvas, qual o meio de transporte que utilizam, pois isso fará com que elas tenham curiosidade.

Referências Bibliográficas

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993a.
SANTOS, Milton. A organização interna das cidades: a cidade caótica. In: SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993b. (p. 95-97)
Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense / Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis : Secretaria de Estado da Educação, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Pôster id: 708, enviado por: Tainara Rodrigues de Oliveira

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :