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SENSORES REMOTOS |
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Autor(es): WALTRICK, Jennyfer da Silva, Graduanda em Engenharia Química, Aluna de graduação. ATANAZIO, Carolini de Souza, Graduanda em Engenharia Química, Aluna de graduação NEVES, Naiara Rosa das, Graduanda em Engenharia Química, Aluna de graduação , , | |
Categoria: III Tecnologias, logística e sustentabilidade; |
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Introdução No segmento petrolífero os radares são de grande importância, pois, em decorrência do aumento da exploração e perfuração offshore, há riscos de acidentes com grandes derramamentos de óleo, com isto, é necessário a utilização de sensores remotos capazes de detectá-los. |
Objetivos: Apresentar a utilização e eficácia de dois tipos de sensores remotos (radares) para a detecção de manchas de óleo no mar, através da leitura e interpretação de uma monografia sobre o assunto. |
Metodologia Segundo Oliveira (2010), os radares são capazes de detectar manchas de óleo, calcular a área coberta e prever seu deslocamento através das imagens capturadas e do comportamento do vento. SLAR: antenas adaptadas na lateral das aeronaves para sensoriamento remoto, onde um feixe é direcionado na transversal da posição do voo. SAR: antenas pequenas que podem ser instaladas em aeronaves/satélites e utiliza-se do movimento destes para “simular” o tamanho maior do que realmente é. |
Considerações Finais: Os sensores remotos SAR operam em ângulos de 20º a 60º, com cobertura de até 500 km de largura no percurso. |
Referências Bibliográficas OLIVEIRA, DIEGO DE BRITO. – Sensoriamento remoto de derramamento de óleo no mar / Diego de Brito Oliveira – Niterói, RJ : [s.n], 2010. |
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Pôster id: 633, enviado por: Jennyfer da Silva Waltrick Instituição de Origem: Centro Universitário Facvest - Unifacvest: |