LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

TUBERCULOSE AINDA É REALIDADE

Autor(es):

BORSSATTO,FRANCIELE, GRADUANDO EM ENFERMAGEM , JADER BETSCH RUCHEL, PROFESSOR DO CENTRO UNIVERSITARIO UNIFACVEST

RUIVO, CRISTINA MARI , GRADUANDO EM ENFERMAGEM , JADER BETSCH RUCHEL, PROFESSOR DO CENTRO UNIVERSITARIO UNIFACVEST

EGER, MONALISE, GRADUANDO EM ENFERMAGEM , JADER BETSCH RUCHEL, PROFESSOR DO CENTRO UNIVERSITARIO UNIFACVEST

MENDES, DE JESUS LUCILENE , GRADUANDO EM ENFERMAGEM , JADER BETSCH RUCHEL, PROFESSOR DO CENTRO UNIVERSITARIO UNIFACVEST

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacteriam tuberculosis, também denominada de Bacilo de Koch, que afeta propriamente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos.

Objetivos:

Apresentar a comunidade os conhecimentos acerca da tuberculose por meio de estudos bibliográficos, ressaltando suas principais características, assim como, a representação da sociedade diante dessa enfermidade.

Metodologia

Trata-se de um problema mundial de saúde, que afeta milhões de pessoas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente o Brasil registra mais de 60 mil novos casos e estima -se, que em cada 100 mil habitantes existe 31,6 pessoas infectadas. É um problema sério, que pode levar a óbito, mas quando tratado corretamente o porcentual de sucesso é de mais de 80% eficácia e a pessoa poderá voltar a viver normalmente.

Considerações Finais:

Conclui-se que a tuberculose compromete a qualidade de vida das pessoas infectadas, pois, além da implicação física, há o comprometimento emocional e psíquico. O sofrimento causado pela doença em si, o estigma e o preconceito social são aspectos
relevantes que impactam negativamente no transcurso do tratamento.
A capacidade de interação social é fundamental, tendo em vista a necessidade destes clientes conquistarem e manterem redes de apoio social que visem a promoção da sua qualidade de vida.
O desenvolvimento de ações de controle da tuberculose, com o foco na identificação precoce, adesão ao tratamento e assistência, são ações que podem atuar na redução da transmissão da doença.

Referências Bibliográficas

TUBERCULOSE (TB): DEFINIÇÃO, EPIDEMIOLOGIA E TRANSMISSÃO. Editora: SanarFlix, 21 de julho de 2022. Disponível em . Acesso em: 14/09/2022.

Pôster id: 2725, enviado por: FRANCIELE BORSSATTO

Instituição de Origem: centro universitario unifacvest: