LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Tuberculose ainda é Realidade

Autor(es):

Ruivo, Cristina Mari, Graduando em enfermagem, Jader Betsch Ruchel, Professor do Centro Universitário Unifacvest

Borssatto, Franciele, Graduando em Enfermagem, Jader Betsch Ruchel, Professor do Centro Universitário Unifacvest

Mendes, de Jesus Lucilene, Graduando em Enfermagem, Jader Betsch Ruchel, Professor do Centro Universitário Unifacvest

Eger, Amaral Oliveira Monalise, Graduando em Enfermagem, Jader Betsch Ruchel, Professor do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacteriam tuberculosis, também denominada de Bacilo de Koch, que afeta propriamente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos.

Objetivos:

Apresentar a comunidade os conhecimentos acerca da tuberculose por meio de estudos bibliográficos, ressaltando suas principais características, assim como, a representação da sociedade diante dessa enfermidade.

Metodologia

Trata-se de um problema mundial de saúde, que afeta milhões de pessoas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente o Brasil registra mais de 60 mil novos casos e estima -se, que em cada 100 mil habitantes existe 31,6 pessoas infectadas. É um problema sério, que pode levar a óbito, mas quando tratado corretamente o porcentual de sucesso é de mais de 80% eficácia e a pessoa poderá voltar a viver normalmente.

Considerações Finais:

Conclui-se que a tuberculose compromete a qualidade de vida das pessoas infectadas, pois, além da implicação física, há o comprometimento emocional e psíquico. O sofrimento causado pela doença em si, o estigma e o preconceito social são aspectos
relevantes que impactam negativamente no transcurso do tratamento.
A capacidade de interação social é fundamental, tendo em vista a necessidade destes clientes conquistarem e manterem redes de apoio social que visem a promoção da sua qualidade de vida.
O desenvolvimento de ações de controle da tuberculose, com o foco na identificação precoce, adesão ao tratamento e assistência, são ações que podem atuar na redução da transmissão da doença.

Referências Bibliográficas

TUBERCULOSE (TB): DEFINIÇÃO, EPIDEMIOLOGIA E TRANSMISSÃO. Editora: SanarFlix, 21 de julho de 2022. Disponível em . Acesso em: 14/09/2022.

Pôster id: 2716, enviado por: Ruivo, Cristina Mari

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: